A preparação para a COP 30, que acontecerá em Belém em novembro de 2025, já começou a tomar forma. Nesta semana, teve início a montagem da Blue Zone, espaço central da conferência climática, onde ocorrerão as negociações entre países, plenárias de alto nível, painéis temáticos e encontros bilaterais.
Instalada no Parque da Cidade, a estrutura ocupará cerca de 160 mil m², dentro de um perímetro de segurança de 240 mil m². A previsão é que mais de 100 pavilhões sejam erguidos, além de duas plenárias, área de alimentação, convivência e escritórios das delegações internacionais. O espaço será totalmente acessível e sustentável, preparado para receber representantes dos mais de 190 países membros da ONU.
Parque já é legado antes mesmo da COP
Mesmo antes da COP 30, o Parque da Cidade, com seus 500 mil m², já vem transformando a rotina da população de Belém. Em junho, o Governo do Pará entregou a nova área de lazer permanente, com quadras esportivas, ciclovias, skatepark, playground infantil, além do anfiteatro que abriga eventos culturais e a maior colônia de férias pública do estado, atendendo mais de 10 mil crianças.
Outro destaque é a Esplanada das Fontes, o primeiro parque aquático público e gratuito de Belém, com capacidade para 150 pessoas por vez e estrutura totalmente acessível.

Sustentabilidade no centro do projeto
O parque, que ocupa o antigo aeroporto da capital, também é exemplo de cuidado ambiental: já conta com mais de 2.500 árvores plantadas e transplantadas, 190 mil plantas ornamentais, 83 mil m² de grama e áreas de floresta nativa preservada.
Além disso, o espaço foi projetado com soluções sustentáveis como:
Sistema de wetlands para tratamento de esgoto;
Reaproveitamento de água;
Instalação de placas solares;
Mobiliário urbano adaptado ao clima amazônico, como bancos com tecnologia térmica e tratamento hidro-repelente.
Fechamento temporário em agosto
Para permitir a montagem das Zonas Azul e Verde da COP, o Parque da Cidade será fechado ao público a partir de agosto, quando será oficialmente entregue ao Governo Federal e à ONU. A medida garante a segurança e viabiliza a instalação dos equipamentos e estruturas do evento, que deve reunir milhares de pessoas e lideranças globais em Belém entre os dias 6 e 21 de novembro de 2025.
Imagem: Agência Pará