PROFISSIONAIS DEVERÃO SOLICITAR O DOCUMENTO EM PLATAFORMA OFICIAL. CREDENCIAIS DA ONU NÃO TERÃO VALIDADE PARA O EVENTO, REALIZADO NOS DIAS 6 E 7 DE NOVEMBRO
A organização brasileira da Cúpula do Clima de Belém, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro, em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), informou que o acesso de profissionais de imprensa dependerá de credenciamento específico para o evento. O cadastro deve ser realizado até às 18h do dia 31 de outubro (sexta-feira), exclusivamente na plataforma oficial, disponível em https://cop30.br/accreditation/media.
O prazo para emissão do documento considera o horário de Brasília – BRT; GMT-3, e é improrrogável. Não haverá credenciam
As credenciais emitidas pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) não serão aceitas para o acesso à Cúpula, em razão de adequações de logística e segurança.
Para efetuar o cadastro, os profissionais devem anexar uma foto recente em fundo neutro, documento de identificação com foto (RG ou CNH para brasileiros, passaporte para estrangeiros) e, obrigatoriamente, carta oficial do veículo de imprensa, assinada pelo editor-chefe, em papel timbrado, atestando o vínculo profissional e o pedido de cobertura específica da Cúpula do Clima de Belém. O modelo da carta pode ser baixado no site da COP30.
Serão aceitos apenas arquivos legíveis nos formatos PDF, JPG/JPEG ou PNG. Arquivos compactados, em DOC/DOCX, PAGES ou com acesso restrito por links não serão considerados válidos. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail press.leaders.cop30@itamaraty.gov.br.
A organização reforça que a análise será criteriosa: apenas veículos jornalísticos com atuação pública, contínua e verificável serão credenciados. Solicitações de empresas privadas sem fins jornalísticos, ONGs, consultorias, agências de comunicação, departamentos de comunicação institucional e influenciadores digitais serão indeferidas. É obrigatório informar o site oficial do veículo para validação da atividade.
Fonte e imagem: Agência Pará de Notícias









