Inscrições para aulas on-line devem ser feitas até 30 de junho na plataforma Aprenda Mais
Heloísa Noronha, colaboração para a CNN, São Paulo
Estudantes que já começaram a preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares, como Fuvest e Unicamp, podem contar com um reforço extra nos estudos com os cursos on-line e gratuitos da plataforma Aprenda Mais, do Ministério da Educação (MEC).
Entre diversas modalidades, há cursos sobre meio ambiente que tratam de fundamentos básicos sobre ecologia, preservação da natureza e a relação entre sustentabilidade e urbanização – este último tema, aliás, é o mais frequente nas questões de Geografia nas provas do Enem, segundo um levantamento do SAS Educação.
Além disso, os assuntos também podem servir de repertório para a prova de redação. Com a realização da COP-30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) no Brasil em novembro, é possível que as mudanças climáticas sejam cobradas em questões – e até mesmo como tema da redação do Enem.
Para acessar as aulas gravadas, é preciso se cadastrar na plataforma Aprenda Mais até o dia 30 de junho. Os interessados podem se inscrever em mais de um curso. Para obter certificado, é preciso concluir as atividades solicitadas até o dia 31 de julho.
Confira os cursos:
Curso: Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica (aba Ambiente e Saúde)
- Carga horária: 20 horas
- Módulos: Introdução à Sustentabilidade; Sustentabilidade Ambiental; Sustentabilidade Social e Sustentabilidade Econômica
Curso: Conservação Ambiental (aba Recursos Naturais)
- Carga horária: 60 horas
- Módulos: Meio Ambiente, Homem e Natureza; Conservação, Problemas e Controle Ambiental; Conscientização, Desenvolvimento e Gestão Ambiental e Aspectos Legais
Curso: Ecologia (aba Recursos Naturais)
- Carga horária: 30 horas
- Módulos: Ecologia e Ecossistemas; Ciclos e Comunidades; Relações e Sucessões; Biomas e Poluição
Curso: Educação Ambiental (aba Recursos Naturais)
- Carga horária: 40 horas
- Módulos: O Homem e a Natureza, o Consumo e o Meio Ambiente; Fundamentos da Educação Ambiental; Educação Ambiental, Conferências e Legislação e Educação Ambiental na Prática
Curso: Sustentabilidade e Urbanismo (aba Recursos Naturais)
- Carga horária: 40 horas
- Módulos: Sustentabilidade e Meio Ambiente; Políticas Ambientais Autossustentáveis; Sustentabilidade Corporativa; Urbanização de Cidades e Desenvolvimento Rural
Curso: Tópicos Especiais em Meio Ambiente (aba Recursos Naturais)
- Carga horária: 20 horas
- Módulos: Gestão Ambiental, Desenvolvimento Agrícola e Agroindústria e Tratamento; Tecnologia e Marketing
Freepik