Alguns integrantes do Partido Democrata culparam nas últimas horas o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pela derrota de Kamala Harris para o ex-presidente Donald Trump, devido à demora do atual mandatário para desistir da disputa, o que poderia ter dado mais tempo para sua vice fazer uma campanha melhor.
Por meio das redes sociais, declarações à imprensa e até vazamentos, algumas figuras do partido criticam o fato de Biden ter desperdiçado meses antes de seu péssimo desempenho no debate contra Trump em julho, que terminou com sua desistência.
Um dos assessores de Kamala, David Plouffe, falou sobre a “derrota devastadora” que a candidata sofreu e, embora não tenha culpado ninguém diretamente, disse que a campanha “saiu de um buraco profundo”.
Já Jim Manley, um dos principais assessores do ex-líder da maioria no Senado Harry Reid, disse ao portal Politico que “o país está indo em uma direção muito perigosa” e que isso se deve, em parte, à “arrogância” de Biden.
– Ele é um bom homem que pode se orgulhar de suas realizações. Mas seu legado está em frangalhos – analisou.
Em julho, depois de seu desastroso debate contra Trump, Biden desistiu da corrida presidencial e passou o bastão para Kamala, que só poderia conduzir uma campanha herdada de 107 dias.
Na opinião de Mark Longabaugh, estrategista democrata e ex-assessor do senador Bernie Sanders, “a verdade é que Biden deveria ter se afastado antes e deixado o partido elaborar um plano de jogo mais longo”.
*EFE
Fonte: Pleno news/Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW