Com a quantidade de bebidas para hidratação disponíveis no mercado, é difícil saber para que serve cada uma. Duas especialistas fazem alguns esclarecimentos e recomendações.
/s2-g1.glbimg.com/Eq2Q0pn8d2Lb6hon-EKCrvXRdDU%3D/600x0/filters%3Aquality%2850%29/https%3A//i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/g/i/AztVSYRiSVsudGiiYxuw/bbc-news-stacked-black-core-colour-rgb-hr.png)
Por BBC
A boa hidratação, assim como a boa alimentação, é essencial para a nossa saúde, dizem especialistas.
Mas com a grande quantidade de produtos para hidratação disponíveis no mercado — muitos deles trazendo slogans como “melhor do que água” — fica difícil saber qual é a forma de hidratação mais apropriada para nós.
Como navegar a oferta de soros orais, bebidas isotônicas e bebidas energéticas que prometem nos hidratar?
“Quando você não pratica esportes, a água traz os poucos minerais de que você necessita para se hidratar”, disse a especialista em nutrição esportiva Anna Grifols à BBC News Mundo. “As bebidas com eletrólitos foram formuladas para repor o que se perde com a transpiração.”
Então, que critérios devemos seguir na hora de escolher? Quando é melhor tomar uma bebida com sais, e quando é suficiente tomar um copo de água da torneira?
O que são eletrólitos
“Os eletrólitos são minerais que, ao se dissolverem na água – no nosso sangue e em outros fluidos corporais – se carregam eletricamente e permitem ao nosso corpo realizar funções vitais”, explicou à BBC News Mundo Laura Jorge, fundadora e diretora dos Centros de Nutrição, Psicologia e Saúde Laura Jorge.
“Entre eles, estão sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato e fosfato.”
“Os eletrólitos ajudam a regular o balanço de líquidos”, prossegue Jorge. “O sódio fora da célula e o potássio dentro.”
“Eles também permitem a transmissão de impulsos nervosos – o cálcio, sódio e potássio facilitam a contração e relaxamento muscular.” “E contribuem para manter o PH do sangue estável.”
Quando os eletrólitos precisam ser repostos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/V/K/5eFpA3QDunkGgQGXDB0A/eda85470-7d21-11f0-ab3e-bd52082cd0ae.jpg.webp)
Os eletrólitos são necessários quando dois fatores se combinam: a atividade física e o calor — Foto: Getty Images/via BBC
➡️O íon que mais se perde quando transpiramos é o sódio, explica Grifols. É por isso que quando fazemos esforço contínuo ou em condições de muito calor, repor o sódio “favorece a hidratação”, explica. “Caso contrário, você pode se desidratar, mesmo bebendo água.”
O grau de atividade física que você está fazendo e as condições ambientais são bons parâmetros a ser seguidos para que você saiba que tipo de hidratação é mais adequada ao seu caso.
Foto: Getty Images/via BBC









