Em oito meses de funcionamento, a Estação Cidadania do município de Itaituba, na Região de Integração do Tapajós, realizou cerca de 14 mil atendimentos de emissão de RG. A unidade que atende não apenas o município de Itaituba, mas também Novo Progresso, Jacareacanga, Trairão, Rurópolis e Placas, os distritos de Moraes Almeida e Castelo de Sonhos, além de comunidades próximas, já ofereceu um conjunto de serviços para mais de 200 mil moradores, descentralizando o atendimento da capital e facilitando o acesso dos moradores de diferentes localidades.
“A Seplad é o órgão que atua como responsável pela implantação, instalação, funcionamento e gerenciamento do serviço de atendimento à população das Estações Cidadania. Nosso foco e objetivo é facilitar o acesso a estes serviços que são tão importantes e necessários à população, por isso o Governo do Pará não mede esforços para avançar cada vez mais na melhoria dos serviços prestados aos paraenses e ampliar o número de Estações Cidadania no Estado. E a Polícia Civil realiza um trabalho magnífico, oferecendo todo o equipamento e suporte necessário para a emissão de RG, que é um dos serviços mais procurados pela população do município de Itaituba e região”, explicou Delciene Correa, secretária adjunta de Modernização e Gestão Administrativa da Seplad.
Localizada no centro da cidade, a Estação de Itaituba conta com uma infraestrutura moderna, tecnológica e sofisticada, garantindo o fácil acesso e comodidade à população.
“A descentralização do atendimento facilita o acesso a serviços essenciais, como a emissão de RG e também promove uma maior proximidade entre a polícia e a comunidade. Os espaços das Estações Cidadania desempenham um papel fundamental nesse processo, pois oferecem diversos serviços em um único local, reduzindo o tempo e o custo para os cidadãos”, avaliou o delegado-geral da PCPA Walter Resende.
Para o garimpeiro Renilde Farias, morador de Jardim do Ouro, a Estação de Itaituba trouxe mais agilidade e facilidade na busca pelos serviços prestados à população do município e região.
“O atendimento é muito bom. Antes, para tirar uma identidade, era de 30 a 40 dias, demorava muito tempo, não tinha como ficar em uma cidade todo esse tempo só para pegar o documento. Eu dei entrada no processo há dois dias, e hoje eu já vim buscar minha identidade aqui na Estação. É muito importante esse serviço, porque eu tinha perdido a minha identidade e precisava desse documento para tirar a minha habilitação”, contou o garimpeiro.
Entre os serviços disponíveis à população, pode-se destacar, emissão de RG; consulta de restituição de IRPF; recepção de processos; carteira do TEA; retirada de documento CRV; CRLV e digital; análise de processos; emissão de CTPS digital; seguro desemprego; consulta processual; orientação e proteção aos direitos do consumidor, sala do empreendedor e entre outros atendimentos.
“O único local que emite RG, aqui no município de Itaituba, é a Estação Cidadania. Então o nosso fluxo de atendimento sempre foi muito grande, porque esse é o serviço mais procurado aqui na Estação, que é o de emissão de carteira de identidade. Trabalhamos com agendamento prévio feito através do site da Polícia Civil. Então, as pessoas que estão vindo de forma agendada conseguem receber a identidade no mesmo dia. Já tivemos alguns casos em que a pessoa não conseguiu realizar o agendamento por não ter acesso a internet ou por outros motivos, então nós conseguimos realizar o agendamento para elas”, contou Dhemisson Santos, coordenador geral da Estação Cidadania Itaituba.
Sobre a Estação – Atualmente, o Estado do Pará tem 10 Estações Cidadania e segue trabalhando no projeto de ampliação do número de Estações a fim de descentralizar os atendimentos da capital e atender a população em todo o território paraense.
Serviço: A Estação Cidadania de Itaituba fica localizada na R. Bruno Juarez Corrêa, s/n – Bela Vista, Itaituba, e funciona de segunda a sexta-feira, de 08h às 14h.