Aos 33 anos, o engenheiro agrônomo Francisco Souza, mestrando da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), trava uma batalha silenciosa e corajosa contra um câncer raro: o tumor fibroso solitário. Diagnosticado ainda aos 18 anos, ele já passou por 11 cirurgias e segue lutando com determinação para continuar vivo mas agora precisa de ajuda para seguir com o tratamento.
Francisco está em uma nova etapa da jornada, enfrentando lesões na cabeça, coluna, fígado e peritônio. Sem condições de realizar mais uma cirurgia, os médicos optaram por quimioterapia e terapia alvo, tratamentos realizados em clínicas particulares, que têm custos altos e constantes. Para conseguir bancá-los, ele gravou um vídeo comovente nas redes sociais, pedindo apoio financeiro da população.
“Já perdi o baço, o rim esquerdo, a vesícula, parte do fígado e a visão do olho direito”, relata. A última tentativa foi a radiocirurgia para uma lesão delicada próxima ao nervo óptico e à artéria carótida. “Fiz cinco sessões. Agora, o tratamento não está mais funcionando e estou mudando a medicação”, conta ele, que vive em alerta, evitando aglomerações e o transporte público, por causa da imunidade extremamente baixa.
Apesar de todas as limitações, Francisco não se entregou. Ele cultiva e vende hortaliças para garantir uma renda mínima, que ajuda nas despesas com consultas, alimentação especial e medicamentos. Além disso, é pai de um menino de apenas dois anos mais um motivo para não desistir.
Neste momento, ele precisa mais do que nunca da força e solidariedade de quem puder contribuir.
📌 Como ajudar
As doações podem ser feitas via Pix ou transferência bancária:
Pix (Nubank): 91 98483-9674
Banco do Brasil
Agência: 3106-2
Conta-corrente: 45737-0
E-mail Pix: franciscosouzacr33@gmail.com
Por: Thays Garcia/ A Província do Pará
Imagem: Reprodução Redes Sociais