Na noite desta quinta-feira, 5 de setembro de 2025, o imponente Theatro da Paz foi palco de uma celebração emocionada e vibrante dos 120 anos do maestro e compositor paraense Waldemar Henrique (1905–1995). Com lotação máxima, o público foi arrebatado pelo espetáculo “Tudo isto é teu Uma celebração de Waldemar Henrique”, apresentado pelo Trio Oré formado pelos cantores Carolina Morel e Calebe Faria, do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e o pianista José Sacramento acompanhados por bailarinos solistas do mesmo teatro .
O repertório trouxe clássicos que evocam o imaginário da Amazônia e as lendas que inspiraram o compositor. Entre as canções interpretadas estavam “Foi Boto, Sinhá!”, “Cobra Grande”, “Tamba-Tajá”, “Matintaperêra”, “Uirapuru”, “Curupira”, “Manha-Nungára”, “Nayá” e “Japiim”. A programação também incluiu carimbó e obras como “Cantiga”, “Exaltação”, “Fiz da vida uma canção” e “Tema da flor”.

Para o barítono Calebe Faria, cantar no Theatro da Paz que guarda a memória e o legado de Waldemar Henrique foi um momento carregado de emoção. “Sempre tive vontade de me apresentar aqui, esse teatro é um dos mais bonitos do Brasil. Celebrar a obra de Waldemar Henrique neste palco foi um verdadeiro privilégio”, compartilhou.
A iniciativa reuniu, em uma só noite, diversas instituições que valorizam a cultura regional e nacional: o Governo do Pará (por meio da Secult), o Theatro da Paz, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Academia Paraense de Música (APM), integrando a programação do XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz.
O evento reafirmou a importância do Theatro da Paz não apenas como um símbolo histórico erguido em 1878 como primeiro teatro de ópera da Amazônia , mas como um espaço vivo de celebração artística e resgate das raízes culturais paraenses .
Imagem: Agência Pará