O Projeto, que tem a parceria da Solar Coca-Cola, garante conhecimentos sobre boas práticas de manipulação e incentivo ao empreendedorismo
Por Governo do Pará (SECOM)
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), entregou 120 certificados referentes ao Projeto “Alimentando Oportunidades”, na tarde desta sexta-feira (19). A cerimônia ocorreu na Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA) Professor Francisco das Chagas Azevedo, localizada no distrito de Icoaraci, em Belém.
O “Alimentando Oportunidades” tem como diretriz central ir além do acesso ao alimento, ao promover conhecimentos sobre boas práticas de manipulação, inclusão produtiva e incentivo ao empreendedorismo. A iniciativa do governo do Estado tem a parceria da empresa Solar Coca-Cola.
A qualificação é realizada por engenheiros de alimentos, nutricionistas e engenheiros de segurança alimentar. A ação é planejada e executada inicialmente por técnicos da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan), vinculada à Seaster.
Capacitação completa – Segundo Nazaré Costa, diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria, “já realizamos capacitações nas Usinas da Paz do Bengui, Terra Firme e do Guamá, e hoje estamos encerrando esse ciclo com a certificação dos participantes. Para 2026, esse Projeto passará por um importante aprimoramento. Além das receitas saudáveis, da educação alimentar e da manipulação de alimentos, iremos incluir conteúdos de empreendedorismo, marketing digital e, agora, também informática. O nosso objetivo é capacitar de forma completa os usuários dos restaurantes, das usinas e a comunidade em geral, especialmente as pessoas que vivem no entorno da fábrica da Solar Coca-Cola, aqui em Belém, oferecendo conhecimentos que vão desde a manipulação de alimentos até o empreendedorismo, o marketing digital e a informática”.

Além das atividades práticas, o curso de manipulação de alimentos se destaca por oferecer aos participantes uma certificação reconhecida, requisito fundamental para quem pretende empreender ou ingressar profissionalmente no setor alimentício.
“Eu trabalho com buffet, e conseguir a certificação e a carteira foi muito importante, pois é um respaldo que me permite trabalhar sem passar por constrangimentos. Durante o curso, aprendemos boas práticas que podem parecer básicas, mas que muitos, por falta de conhecimento, não seguem, colocando em risco a saúde das pessoas. Agradeço ao Governo por essa oportunidade”, contou a cozinheira Rose Socorro de Souza.
Reconhecimento – Ao final da capacitação, os participantes receberam a carteira de manipulador de alimentos e a certificação dos cursos realizados. “Eu trabalho diretamente com produtos artesanais, na venda de biscoitos, e vim em busca do certificado porque preciso dele para dar continuidade ao meu trabalho. Trata-se de um pré-requisito da empresa à qual me candidatei, e será de extrema importância para mim. Considero muito relevantes iniciativas como essa, oferecidas pelo Estado, pois representam um reconhecimento daquilo que é mais essencial: a alimentação”, disse Ana Caroline, promotora de vendas.

Com iniciativas como o Projeto “Alimentando Oportunidades”, o Governo do Pará continua ampliando o acesso à qualificação profissional e promovendo ações que unem segurança alimentar, inclusão social e geração de renda. A entrega das certificações simboliza não apenas a conclusão de mais um ciclo de capacitações, mas o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento humano, à dignidade e à construção de novas perspectivas para a população paraense.
Texto: Matheus Gomes – Ascom/Seaster










