quarta-feira, junho 19, 2024
Desde 1876

Famoso cineasta Toni Ventura morre após mal súbito aos 68 anos

O renomado cineasta e diretor Toni Venturi faleceu na tarde de ontem, sábado, 18, aos 68 anos, após passar mal enquanto nadava em uma praia em São Sebastião, no litoral paulista. De acordo com Dora Mourão, Diretora-geral da Cinemateca Brasileira, o velório será realizado na Cinemática, situada no distrito de São Paulo.

Venturi deixa um legado imenso no cinema brasileiro, com uma vasta filmografia e sua contribuição para a televisão com séries e novelas, além de trabalhos experimentais. Entre seus trabalhos estão as séries “Teletubbies” da Rede Globo, em 1998; “Conexão Roberto D’avila”, de entrevistas, em 1996; e os filmes “Cabra Cega” em 2005; “Latitude Zero” em 2000.

Nas redes sociais, admiradores do trabalho do cineasta e amigos expressam seus sentimentos: “Sem palavras… Toni e seu grande coração de artista irão fazer falta” lamenta uma “Meu Deus! Grande perda para o nosso cinema! Meus sinceros pêsames à família” escreve outra “Tive a honra de trabalhar com ele. Um ser humano fantástico, que Deus conforte os familiares, ele vai descansar em paz” confessa uma terceira.

Venturi viveu no Canadá de 1976 a 1984, onde obteve o título de Bacharel em Artes Fotográficas e Cinema pela University of Ryerson. Ele também se graduou em Comunicação Social e Cinema pela Universidade de São Paulo em 1987. No Brasil, concluiu o ensino médio no Ginásio Estadual Vocacional Oswaldo Aranha, em São Paulo, que fazia parte de uma rede de escolas experimentais mantida pela pedagoga Maria Nilde Mascelani, extinta pela ditadura militar. Depois de sua estadia no Canadá, morou no Rio de Janeiro até 1989 e, a partir de 1990, residia em São Paulo.

Imagem: Reprodução

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo