quinta-feira, junho 20, 2024
Desde 1876

Festejo do Divino Espírito Santo une fé e preservação ambiental em São Geraldo do Araguaia

Há 37 anos, o Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará, é palco de uma tradição que une fé e devoção, atraindo romeiros e visitantes em busca de milagres e renovação espiritual. O evento, que se realiza anualmente, é marcado por histórias inspiradoras e testemunhos de graças alcançadas, como o relato de Soraide Feitosa. 

Ela conta como sua perna, afetada por um acidente, foi curada após um ano de devoção ao Divino. “Os tendões da minha perna costumavam sair do lugar várias vezes ao dia, mas graças à minha fé e a ajuda divina, estou aqui, cumprindo minha promessa de um ano sem problemas, agradecendo a Deus por essa graça alcançada”, detalha Soraide Feitosa.

Conforme relatos dos romeiros, a tradição iniciou quando um homem se perdeu na Serra das Andorinhas e fez uma promessa ao Divino de que, caso encontrasse o caminho de volta, enquanto tivesse saúde, ele subiria ao local todos os anos. Desde então, a devoção cresceu e atraiu outras inúmeras pessoas, compartilhando suas experiências de superação e cura através da fé.  

Percurso – A jornada de fé começa com uma caminhada de 8 quilômetros, partindo da propriedade de Zeca do Jorge até a Casa de Pedra, local sagrado onde os romeiros se reúnem por nove dias em devoção ao Divino Espírito Santo. Nesse período, os participantes se hospedam em locais improvisados, compartilhando momentos de oração e preparando suas refeições juntos. 

Este ano, a programação começou no dia 18 de maio e incluiu o levantamento do mastro, encontro dos grupos das divindades, missa dedicada à Santíssima Trindade e diversas atrações culturais, como festa junina, danças típicas e apresentações teatrais. O festejo se estendeu até o último domingo, 26, proporcionando momentos de espiritualidade e diversão para todos os presentes. 

Esforços – Por trás da organização e segurança do evento, está o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), órgão gestor do Parque, que se encarrega do monitoramento, conscientização ambiental e manutenção da infraestrutura. Durante as celebrações, são realizadas ações de fiscalização, monitoramento e educação ambiental, visando a preservação da natureza e a prevenção de incêndios florestais. 

A Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA) do Ideflor-Bio intensifica as atividades educativas, como palestras sobre a importância da conservação ambiental, proibição da caça de animais silvestres e cuidados com sítios arqueológicos. Além disso, são oferecidas orientações lúdicas, através de peças teatrais, recreação e oficinas de artesanato, para fortalecer a cultura religiosa aliada à proteção do meio ambiente. 

A titular da GRA, Laís Mercedes, destaca os esforços contínuos para aprimorar as condições da UC, garantindo mais conforto e segurança aos romeiros e visitantes. “Com os recursos garantidos para o próximo ano, planejamos melhorias na infraestrutura e no acesso à região da Casa de Pedra. Com isso, buscamos proporcionar uma experiência ainda mais acolhedora e acessível aos visitantes durante a festa e ao longo de todo o ano”, afirmou a gerente.

O assistente social Francisco dos Santos [Chiquinho], é um dos membros do Conselho Gestor do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas. Ele ressalta que o comitê é um agente fiscalizador das atividades desenvolvidas dentro do Parque e, no contexto do festejo, os representantes também fazem o monitoramento das ações desenvolvidas pela gestão no evento. 

“Há 16 anos que participo e a gente vê que teve um grande desenvolvimento. Hoje, você encontra banheiros para os romeiros tomarem banho. Sempre a Gerência do Parque contribui na infraestrutura para os romeiros. Portanto, nós vemos uma evolução considerável que vem acontecendo ao longo dos tempos”, enfatizou o conselheiro.

Texto: Pablo Allves (Ascom/Ideflor-Bio)

Fonte: Agência Pará/Foto: Pablo Alves/Ascom/Ideflor-Bio

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo