quinta-feira, maio 23, 2024
Desde 1876

Festival Feminino em Belém, com edição especial de música instrumental 

A 4ª edição acontece em quatro cidades brasileiras: Belém, São Luís, Vitória e São Paulo

A programação gratuita oferece shows, poesia, performances, artes visuais, cinema, rodas de conversa e feira criativa

O Feminino Instrumental, a 4ª edição do Festival Feminino, foca no protagonismo das mulheres na música instrumental. Pela primeira vez, será realizado em Belém, entre os dias 2 e 5 de maio, de quinta à domingo, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via lei federal de incentivo à cultura.

A edição especial instrumental acontece em quatro capitais do Brasil: Belém (PA) de 2 a 5 de maio, São Luís (MA) de 9 a 11, Vitória (ES) de 17 a 19 e São Paulo (SP) de 21 a 26 de maio. Fora a capital paulista, as três demais cidades recebem o evento pela primeira vez.

A programação é gratuita, e oferece ao público shows com grandes instrumentistas do cenário nacional, grupos locais e DJs. Além da música, traz intervenções poéticas, performances, artes visuais com VJs e sessões de cinema, com mostras de filmes com protagonismo feminino e que dialogam com os temas do festival.

A música instrumental no Festival Feminino 2024, em Belém, vem representada pelos shows de Lívia Mattos (SP), da Flaira Ferro: Projeto Verê (PE) e também das artistas locais: Tamboiara Amazônia e Layse e as Sinceras, com participação especial de Leona Vingativa.

O feminino na música instrumental. Todos os avanços conquistados para as mulheres são motivos de celebração, entretanto, ainda há um longo caminho adiante. Desde 2018, o Festival Feminino se propõe a ser mais uma plataforma de avanço nas pautas de igualdade de gênero e respeito à diversidade, buscando criar outras representatividades em cenários ainda predominados por homens, como é o da ​​música instrumental. 

​”Foi olhando para este cenário especificamente que o Festival trouxe esta edição especial​, que busca apresentar um recorte de mulheres​ que têm mudado essa realidade ao lançar carreiras e projetos maravilhosos dentro ​d​a música instrumental. Criando assim referências para novas gerações”, compartilha Débora Ribeiro, idealizadora e organizadora do festival, ao lado de Dani Godoy, sócias na Ninas Agência Cultural. 

Trocas são sempre pertinentes na pauta do Festival Feminino. Desta forma, a edição ainda promove atividades onde o público pode também contribuir, participando, como é o caso das rodas de conversa sobre assuntos variados, já habituais no festival. Acontecem também as feiras criativas, um espaço para evidenciar e fomentar a produção de trabalhos femininos. 

As feiras criativas acontecem nas cidades de Belém, Feira Feminina Amazônia, e em São Paulo, onde será realizada em parceria com a Feira das Deusas.

A gastronomia é uma das novidades deste ano, que entra na programação com o objetivo de promover talentos e iniciativas do feminino que atuam neste segmento, em cada uma das cidades onde o evento acontece. O Feminino 2024 divulgará um guia com estabelecimentos gastronômicos liderados por mulheres, para que o público do Festival circule por estes locais e os divulgue, fortalecendo esta rede.

Programação Festival Feminino 2024, edição instrumental:

Belém (PA), de 2 a 5 de maio, na Fundação Cultural do Estado do Pará.

A programação em Belém inicia com cinema, quinta e sexta, dias 2 e 3. Os shows e demais atividades acontecem no fim de semana, as atrações musicais nacionais têm abertura de artistas locais e projeções, sempre antecedidas por performances. A Feira Feminina Amazônia inicia a partir das 11h, no sábado e no domingo.

Sábado (4), Flaira Ferro: Projeto Verê, novo projeto que traz a artista acompanhada por banda de instrumentistas de frevo, e show de abertura da Tamboiara Amazônia, tudo com projeções da Mhorgana. A discotecagem fica por conta da DJ Shayra Brotero e a performance poética com Priscila Cobra.

A roda de conversa no sábado será sobre ‘Mulheres na Política’, com as convidadas: Lorena Saavedra, Lívia Noronha, Vivi Reis, Bia Caminha e a Bancada Mulheres Amazônidas. 

Domingo (5), Lívia Mattos se apresenta e terá show de abertura com Layse e as Sinceras com participação especial de Leona Vingativa, as projeções serão da VJ Bella Reis. A DJ do dia será Jack Sainha e a performance poética com Suellen Corrêa. 

A roda de conversa no domingo traz o tema ‘A Criatividade Econômica em uma Amazônia Ancestral e Futurista’, com as convidadas: Moara Tupinambá, Fogoyó, Mestra Deia (Iacá) e Luciana Porto.

Manifesto. A cada edição do Feminino, é evidenciado um tema para reflexão e que norteia ações no festival. O Manifesto 2024 do Festival Feminino é o ‘Corpo Liberto’, assinado pela artista Assucena. A mensagem destaca a caminhada feminina pela liberdade de simplesmente ser, numa sociedade ainda presa em princípios, estereótipos e padrões que reprimem e limitam as mulheres. Ele pode ser lido na íntegra aqui

Um mundo melhor é igualitário e diverso! O Festival Feminino busca evidenciar a representatividade do feminino por meio de ações artísticas, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade pautada pela equidade de gênero e pelo respeito à diversidade. O Festival Feminino é para todas e todos.

O Festival Feminino 2024 é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, realização da Ninas Agência Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

Serviço:

4º Festival Feminino, Feminino Instrumental

Data: de 4 a 26 de maio 2024

Belém
Datas: 2, 3, 4 e 5 de maio

Horário: 19h (quinta e sexta-feira) e a partir das 11h (sábado e domingo)

Local: Fundação Cultural do Estado do Pará

Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Nazaré – Belém, PA

Ingressos: entrada gratuita livre (ingressos distribuídos apenas para o cinema, no local)

https://festivalfeminino.com/belem

São Luís

Datas: 9, 10 e 11 de maio (quinta a sábado)

Horário: a partir das 11h (quinta e sexta-feira) e 19h30 (sábado)

Local: Teatro Arthur Azevedo
Endereço: Rua do Sol, S/N 

Capacidade: 720 lugares
Ingressos: entrada gratuita, ingressos distribuídos no local a partir das 17h30
Cinema Sesc Deodoro
Av. Silva Maia, 164, Centro – São Luís, MA
Capacidade: 95 lugares

Ingressos: entrada gratuita, ingressos distribuídos no local 30 min antes

https://festivalfeminino.com/saoluis


Vitória

Datas: 17, 18 e 19 de maio 

Horário: 17h (sexta-feira), a partir das 18h30 (sábado e domingo)
Local: Sesc Glória

Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro – Vitória, ES

Ingressos: entrada gratuita

https://festivalfeminino.com/vitoria

São Paulo

Datas: 21, 25 e 26 de maio (terça, sábado domingo)


Abertura Festival Feminino SP
Dia 21/05 (terça-feira)
Horário: a partir das 19h30

Local: Largo e Cine Porão da Casa de Francisca
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 22, Centro, Sé – SP
Ingressos: entrada gratuita para discotecagem com a DJ Janaina Nas no Largo (das 19h30 às 21h)
Peixe Voador com participação de  Filipe Catto + Assucena no Cine Porão (21h), com ingresso: R$35,00 antecipado pelo site, R$44,00 no local (único evento pago)

Festival Feminino São Paulo

Dias: 25 e 26/05 (sábado e domingo)
Horário: a partir das 12h

Local: Vila Itororó 

Endereço: Rua Maestro Cardim, 60, Bela Vista – SP

Ingressos: entrada gratuita e livre

https://festivalfeminino.com/saopaulo

Acesse: 

Instagram@festival.feminino
https://festivalfeminino.com/2024

LINKS para imprensa:

Programação detalhada

Fotos

Sinopses das atrações aqui

Foto: Tiago Lima

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo