segunda-feira, novembro 3, 2025
Desde 1876

Global Citizen Festival tem operação especial de trânsito do Detran no entorno do Mangueirão

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) montou uma operação especial para garantir a fluidez e a segurança viária durante o Global Citizen Festival que, pela primeira vez, será realizado em Belém, com a presença de Gilberto Gil, Chris Martin (da banda Coldplay), Anitta entre várias outras personalidades da música nacional e paraense. O Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, será palco deste evento que dá voz à agenda sustentável no planeta. O Festival atrai um grande público e, este ano, ocorre a quase uma semana da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP30), que também será realizada na capital paraense.

A ação integra o plano de segurança e mobilidade desenvolvido em conjunto por órgãos estaduais e municipais. De acordo com o planejamento, a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana de Belém (Segbel) ficará responsável pela organização do tráfego na Avenida Transmangueirão, enquanto o Detran atuará no controle do fluxo de veículos na Avenida Augusto Montenegro.

Segundo o coordenador de Operações do Detran, Ivan Feitosa, o objetivo é evitar congestionamentos e garantir a chegada tranquila do público ao estádio. “Recomendamos que quem for de carro particular chegue com antecedência, para adquirir o ingresso e evitar dificuldades no acesso ao estacionamento, que será pago”, orienta o coordenador.

MUDANÇAS

Durante o evento, a Transmangueirão funcionará em mão única, no sentido da Avenida Centenário para a Augusto Montenegro. Para a Augusto Montenegro não estão previstas alterações significativas, mas os agentes poderão utilizar as faixas exclusivas do BRT, caso seja necessário melhorar a fluidez. As intervenções começam às 15h, duas horas antes do início do show.

O Sistema BRT funcionará em operação normal, porém com reforço total da capacidade de frota para atender à grande demanda prevista. Todas as linhas convencionais que partem dos terminais São Brás e Maracacuera estarão operando normalmente durante o evento.

No retorno do público, entre meia-noite e 2h da madrugada, haverá transporte público gratuito, garantindo o deslocamento seguro dos participantes após o encerramento do Festival.

Os condutores que optarem por transporte por aplicativo ou táxi devem ficar atentos às áreas destinadas para embarque e desembarque. O Detran reforça ainda a importância de portar todos os documentos obrigatórios do veículo e do condutor. “Embora o foco principal seja garantir o bom fluxo, a fiscalização será mantida, e eventuais infrações serão autuadas, inclusive com o uso do etilômetro (equipamento que detecta ingestão de álcool)”, destacou Ivan Feitosa.

Da Redação com informações e imagens da Agência Pará de Notícias

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,220FansLike
3,592FollowersFollow
22,700SubscribersSubscribe
bn-avistao-320x320
bn-avistao-320x320
Rastreabilidade Bovina_320x320px
Entregas Ananindeua - 320x320
GovPA_Cirio25_WebBanner_320x320
Webbanner_320x320px
WebBanner_NovaDoca_320x320px

Mais recentes