O governo da Itália concedeu cidadania italiana ao presidente da Argentina, Javier Milei, durante a visita dele oficial ao país europeu. Na última sexta-feira (13), a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni recebeu o argentino no Palazzo Chigi, em Roma, para uma reunião bilateral com foco em cooperação comercial, judicial e de segurança. Na ocasião, Milei foi informado pela premiê que recebeu o status de cidadão italiano.
Segundo o governo italiano, Milei cumpre os requisitos para solicitar a cidadania devido aos seus antepassados italianos. Três avós do argentino eram italianos e emigraram da Itália para a Argentina. Há alguns meses, o presidente argentino chegou a declarar que era “75% italiano”. A irmã de Milei, Karina, que é Secretária-Geral da Presidência da Argentina, também recebeu o benefício.
Milei e Meloni estabeleceram uma relação próxima desde que assumiram seus cargos. No mês passado, por exemplo, o argentino presenteou a italiana com uma estatueta de si mesmo empunhando uma motosserra – uma referência ao seu gesto característico durante sua campanha presidencial, quando exibia uma motosserra elétrica em seus comícios.
Fonte: Pleno News/ Foto: EFE/Palazzo Chigi