A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) sediou, na terça-feira (25), a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). Um dos principais temas pautados foi a implementação das ações voltadas para o fortalecimento da assistência técnica rural no Estado, e, também, foram apresentados avanços na implementação do Programa de Integridade da Cadeia da Pecuária.
De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Rural Sustentável da Semas, Diana Castro, foi possível discutir e contribuir com o tema da assistência técnica e do programa de pecuária.
“Em todas as políticas públicas ambientais que a Semas coordena olhamos para o agricultor familiar de uma forma diferente, já que eles precisam de assistência técnica gratuita e de qualidade. É um debate que estamos sempre pautando nas reuniões dentro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. Quando falamos do Programa de Integridade da Pecuária, que é um programa extremamente robusto e que busca a integridade durante toda a produção, é imprescindível o atendimento, principalmente aos pequenos produtores, com assistência técnica, que possibilite o acesso desse público aos mercados, a partir da requalificação comercial, por exemplo”, afirma Diana.
O CEDRS é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf) e tem a finalidade de estabelecer normas e procedimentos para o planejamento, execução e acompanhamento de ações de desenvolvimento sustentável do Estado, em consonância com atos normativos e programas voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar, das comunidades tradicionais e da reforma agrária.
O secretário de Estado da Agricultura Familiar e presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cássio Pereira, relata que foi a oportunidade de apresentar os avanços implementados nas três câmaras técnicas. “Essa foi a primeira reunião extraordinária, mas a segunda reunião do Conselho desde a sua reconstituição, no qual teve a participação de aproximadamente 60 pessoas representando cerca de 40 instituições públicas, de movimentos sociais, do campo, das ONGs,um público engajado com as questões do desenvolvimento rural sustentável, com a agricultura familiar”, explica.
Na ocasião, foram apresentadas as oportunidades de participação na 76ª reunião da Sociedade Brasileira do Progresso para a Ciência (SBPC), que será direcionada exclusivamente para a agricultura familiar.
Jamir Macedo, diretor-geral da Agencia de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), afirmou que foi possível apresentar as ações de defesa agropecuária e as políticas públicas voltadas para a manutenção da qualidade da produção da agropecuária.
“Nessa oportunidade, falamos um pouco sobre o Programa de Integridade da Cadeia da Pecuária, sobre a importância dessa iniciativa, suas diretrizes e eixos, analisando todos os aspectos: sanitário, ambiental, fundiário, acesso a crédito e benefícios para o produtor rural. Trata-se de um programa que busca o desenvolvimento sustentável para o setor, geração de renda e aumento da produção com qualidade no estado do Pará”, afirmou.
Texto de Vinícius Silva / Ascom Semas
Fonte: Agência Pará/Foto: Mario Goveia/Ascom Semas