Abel Menezes enfrenta as consequências de um erro inusitado: ao tentar tirar a segunda via da certidão de nascimento, descobriu que, legalmente, está casado — e com a própria cunhada, Fábia Almeida, esposa de seu irmão, Acel Menezes.
A confusão teria acontecido durante o registro do casamento de Acel e Fábia, em 2012, no cartório de Serrinha (BA). Abel e Acel têm nomes parecidos e nasceram com um ano e um dia de diferença, o que pode ter causado a troca no sistema. Desde então, a família lida com piadas e constrangimentos, sendo comparados até ao enredo de “Dona Flor e Seus Dois Maridos”.
Enquanto Acel e Fábia vivem na Região Metropolitana de Salvador e precisam viajar 170 km até Serrinha, Abel mora em Juazeiro, a quase 400 km da cidade. Eles relatam mais de 50 idas ao cartório e ao fórum desde 2021, enfrentando burocracia e dificuldade de acesso à Justiça.
Cansado da situação, Abel decidiu procurar um advogado há dois meses. Ele relata prejuízos emocionais e profissionais, pois não consegue emitir documentos básicos como a certidão de nascimento e um novo RG. “Isso está atrapalhando meu crescimento profissional. Me sinto prejudicado financeiramente e emocionalmente”, desabafa.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), ainda não emitiu uma posição.
Por: Thays Garcia
Imagem: Arquivo pessoal