sábado, dezembro 20, 2025
Desde 1876

    João de Jesus Paes Loureiro é o novo imortal da Academia Paraense de Letras

    O escritor, poeta e professor João de Jesus Paes Loureiro foi eleito para a cadeira nº 9 da Academia Paraense de Letras (APL), que tem como patrono José Coelho da Gama e Abreu, o barão de Marajó. A vaga era ocupada pelo professor Edson Franco, falecido em julho de 2023.

    Referência na literatura e na cultura amazônica, Paes Loureiro é considerado um dos grandes intelectuais da região. A eleição teve parecer favorável dos acadêmicos Betânia Fidalgo Arroyo, Ernane Malato e Sandoval Alves, com apoio unânime. A Comissão Eleitoral foi composta por Antônio José Mattos, Cláudio Guilhon e Benedito Sá.

    Com carreira marcada pela originalidade, o novo imortal é mestre em Teoria da Literatura e Semiótica, doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne e autor de uma obra que valoriza a oralidade cabocla e o imaginário amazônico. Participou de eventos como a X Bienal de São Paulo e a mostra “A Vanguarda Visual Brasileira”.

    Além da produção literária, teve forte atuação na gestão pública como secretário de Cultura e Educação no Pará e em Belém, além de fundar instituições como a Fundação Cultural do Pará.

    Reconhecido dentro e fora do Brasil, tem obras traduzidas em vários idiomas e foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e indicado ao Prêmio Jabuti.

    A chegada de Paes Loureiro à APL é celebrada como um marco para a instituição e para a literatura da Amazônia.

    Imagem: Divulgação

    Poupanca-premiada-Banpará-Maria-300X100

    artigos relacionados

    PERMANEÇA CONECTADO

    50,325FansLike
    3,555FollowersFollow
    22,800SubscribersSubscribe
    Poupanca-premiada-Banpará-Maria-320X320
    Webbanner_320x320px

    Mais recentes