quinta-feira, dezembro 12, 2024
Desde 1876

Mercosul e UE anunciam acordo de livre comércio após 25 anos

O Mercosul e a União Europeia (UE) fecharam nesta sexta-feira (6) em Montevidéu, no Uruguai, o texto de um tratado de livre comércio após quase 25 anos de negociações e que terá agora de passar por um processo de ratificação em ambos os blocos.

– Estamos reforçando a nossa associação como nunca antes – afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sentada ao lado dos chefes de Estado dos países do Mercosul, em coletiva de imprensa.

– É um dia verdadeiramente histórico – acrescentou Von der Leyen.

Nesse sentido, recordou os diálogos que as partes realizaram há 30 anos e disse que nesta sexta (6) em Montevidéu essa visão se tornou realidade, ao mesmo tempo em que aproveitou para agradecer aos negociadores que trabalharam “incansavelmente durante muitos anos”.

– Estamos fortalecendo esta aliança única como nunca antes e ao fazê-lo estamos enviando uma mensagem clara e poderosa ao mundo – declarou Von der Leyen, ressaltando que o acordo não é apenas uma necessidade econômica, mas também “uma oportunidade política”.

Por outro lado, ela destacou que o tratado é uma “resposta clara” ao fracionamento e salientou que ambos os blocos derrubaram barreiras que permitirão a entrada de investimentos em um mercado de mais de 700 milhões de pessoas.

Por fim, falou à Europa e disse o acordo que será “um ganho” para o continente, que tem 60 mil empresas exportando para o Mercosul e que lhes poupará US$ 4 bilhões (cerca de R$ 23,9 bilhões).

Durante o anúncio, quem também tomou a palavra foi o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, representando todo o bloco do qual seu país ocupa a presidência pro tempore até esta sexta (6).

Em seu discurso, Lacalle Pou disse ter filhos de 18 e 20 anos que, ao saberem que o acordo levou 25 anos de negociações, “não conseguiram entender”.

– Hoje vou voltar para casa um pouco mais tranquilo – comentou o presidente uruguaio.

Antes da coletiva, Von der Leyen reuniu-se durante cerca de 30 minutos na sede do Mercosul com Lacalle Pou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o argentino Javier Milei e o paraguaio Santiago Peña.

*EFE

Fonte: Pleno News/Foto: Ricardo Stuckert/PR

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,100SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo