Instalado no Complexo Porto Futuro, em Belém, o Museu das Amazônias (MAZ) se firmou como um dos principais pontos de cultura e lazer na capital paraense. De acordo com dados divulgados, o espaço recebeu mais de 25 mil visitantes em apenas 15 dias de funcionamento, desde sua abertura em 4 de outubro.

Com entrada gratuita, o museu abriga duas exposições simultâneas: “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado, e “Ajurí”, organizada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi e pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Juntas, as mostras combinam fotografia, som e experiências sensoriais para apresentar múltiplas perspectivas sobre o território amazônico.

Sediado no Galpão 4A do Porto Futuro que também abriga o Armazém da Gastronomia e o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia o espaço integra o conjunto de obras entregues como legado para a COP30, conferência que será realizada em Belém.
O acesso ao museu é gratuito, com funcionamento de quinta a terça-feira, das 10h às 18h (última entrada às 17h), e fechado às quartas.
Imagem: Marcio Nagano / Museu das Amazônias