As ruas do distrito de Icoaraci foram tomadas por milhares de fiéis, que se reuniram na manhã de ontem, domingo, 23, em caminhada para celebrar a 73ª edição do Círio de Nossa Senhora das Graças, que trouxe este ano o tema: “Virgem das Graças, Sinal Inabalável de Esperança”. A procissão percorreu as principais vias do distrito, nas quais os moradores, emocionados, prestaram várias homenagens à Padroeira de Icoaraci. Entre eles estava a devota Vitória Sofia Silva, que acompanhou o percurso na corda, ao lado da mãe, desde a saída na Igreja de São Sebastião, na orla de Icoaraci, até o encerramento da procissão, no Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
“Estou aqui pela minha mãe. Me emociona porque hoje ela está com saúde, e presente neste Círio, mais uma vez. Foi um trajeto lindo, de muita fé e emoção”, contou Vitória.

O Círio passou pelas ruas Siqueira Mendes, Dr. Lopo de Castro, Manoel Barata, Berredos, Coronel Juvêncio, Sarmento, além da Rua Padre Júlio Maria. Para o casal Nildo e Jovita Mendes, que há 15 anos acompanha a procissão, o Círio é um momento de celebrar a fé e reunir a família. “Já são muitos anos que acompanho o Círio junto com minha esposa, e cada ano é emocionante. É o momento em que Icoaraci se movimenta e vive esse momento de forma muito especial. Estamos muito felizes por mais uma vez estarmos aqui”, compartilhou Nildo.
O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Júlio Akamine, acompanhou a festividade pela primeira vez, presidindo as missas de saída e de chegada da imagem de Nossa Senhora das Graças.
“É sempre uma surpresa muito positiva ver a devoção das pessoas à Nossa Senhora e a fé em Cristo. Convido todos, da amada Icoaraci, a fazerem como Nossa Senhora, acreditar, ter fé, esperança e solidariedade. Ela é bem-aventurada porque acreditou na Palavra do Senhor e colocou em prática. Acho que esta é a mensagem fundamental também para este Círio de Icoaraci”, destacou o arcebispo.
A Prefeitura de Belém, por meio da Subprefeitura de Icoaraci, preparou o distrito para os dois dias de procissão, anteontem, sábado, 22, com a trasladação, e ontem, com o Círio, realizando limpeza e sinalização de todo o trajeto, com atuação das Secretarias Municipais de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), e de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel).
O subprefeito de Icoaraci, Vitor Gama, destacou a importância da festividade para o distrito.
“É um grande privilégio ter o Círio de Icoaraci, onde temos Nossa Senhora das Graças como padroeira. Icoaraci é terra de povo trabalhador, que luta e que tem fé e esperança todos os dias. Essa festa movimenta nosso comércio, nosso turismo, e traz diversos benefícios para o distrito. Estou muito feliz, foi uma festa linda”, pontuou Vitor Gama.
Fonte e imagens: Agência Belém









