sexta-feira, abril 17, 2026
Desde 1876

Banco Central decreta liquidação extrajudicial de cooperativa de crédito

Banco Central (BC) anunciou, ontem, quinta-feira, 16, a liquidação extrajudicial de mais uma instituição financeira. Trata-se da Cooperativa de Crédito, Poupança e Serviços Financeiros (Creditag).

A empresa é uma cooperativa de crédito independente de pequeno porte, enquadrada no segmento S5 da regulação prudencial – que reúne instituições de menor complexidade dentro do sistema financeiro.

O que é liquidação extrajudicial

  • A liquidação extrajudicial é um processo administrativo decretado pelo BC para encerrar, de forma organizada, as atividades de uma instituição financeira insolvente ou que cometeu graves violações.
  • Esse processo interrompe o funcionamento da empresa, a retira do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e foca na venda de ativos para pagar credores, com o objetivo de proteger o sistema e os clientes.

O QUE DIZ O BANCO CENTRAL

De acordo com a autoridade monetária, em dezembro do ano passado, a Creditag possuía 0,0000226% do ativo total do SFN.

O BC informou ainda que a liquidação extrajudicial “foi motivada pelo grave comprometimento da situação econômico-financeira da instituição, inclusive sujeitando a risco anormal os seus credores quirografários”.

“O Banco Central continuará tomando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades nos termos de suas competências legais. O resultado das apurações poderá levar à aplicação de medidas sancionadoras de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes, observadas as disposições legais aplicáveis”, prossegue o comunicado do BC.

Na nota divulgada nesta manhã, o BC informa também que “ficam indisponíveis os bens dos ex-administradores da cooperativa objeto da liquidação decretada”.

CREDITAG

Em seu site institucional, a companhia se apresenta como “uma cooperativa de crédito, estabelecida desde 2003 na cidade de Mineiros, em Goiás, que atende o público em geral oferecendo diversos produtos e serviços equivalentes a outras instituições financeiras”.

Na nota divulgada nesta manhã, o BC informa também que “ficam indisponíveis os bens dos ex-administradores da cooperativa objeto da liquidação decretada”.

Fonte e imagem: Portal Metrópoles

banner-pmb-300x100px

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,537FollowersFollow
22,900SubscribersSubscribe
banner liquida avistao - 320x320
320x320

Mais recentes