O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, considerado o maior navio de guerra da América Latina, atracou no Porto da Estação das Docas, em Belém, nesta quinta-feira (25). A embarcação vem contribuindo com operações de segurança, logística e apoio à organização da COP 30, que será realizada em novembro na capital paraense.
Com 208 metros de comprimento e capacidade para transportar até 18 aeronaves, o Atlântico desembarcou 1.042 militares e 435 toneladas de equipamentos das Forças Armadas incluindo veículos blindados, helicópteros e material especializado para operações de defesa em ambientes extremos (nuclear, biológico, químico e radiológico). O navio seguirá empregue na Operação Atlas e no Comando Conjunto Operacional Marajoara, estruturas criadas para assegurar defesa e apoio durante a COP.
A presença do Atlântico reforça o papel estratégico do Pará na logística do evento. Em ações como controle regional, mobilidade fluvial e suporte naval, sua atuação reforça a visibilidade e responsabilidade da Marinha do Brasil na segurança nacional e nos compromissos ambientais.
Para o público, haverá oportunidade especial: o navio ficará aberto para visitação nos dias 27 e 28 de setembro, bem como nos dias 3 e 4 de outubro, das 14h às 18h, no Cais da Ocrim (ao lado do Ver-o-Rio).
Esse momento marca mais do que uma demonstração de poderio militar: é um símbolo de articulação territorial, da integração amazônica ao cenário geopolítico e da preparação para um evento que une cultura, natureza e política global.
Imagem: Reprodução G1