Festival do Theatro da Paz integra o ‘Corredor Norte-Sul’ para fortalecer a circulação de espetáculos.
Na noite de terça-feira (26), o cenário lírico brasileiro viveu um momento histórico. O Festival de Ópera do Theatro da Paz assinou o termo de cooperação “Corredor Norte-Sul de Ópera” junto à Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS). A parceria inédita tem como principal objetivo fortalecer o intercâmbio entre produções operísticas no país, conectando os extremos do Brasil por meio da arte.
A cerimônia de assinatura foi realizada no tradicional teatro paraense e contou com a presença do secretário de Estado de Cultura do Pará, Bruno Chagas; da diretora geral e de produção do XXV Festival de Ópera do Theatro da Paz, Nandressa Nunez; e do presidente da CORS, Flávio Leite.
Circulação nacional e sustentabilidade
A cooperação busca descentralizar e ampliar a circulação de óperas entre as diferentes regiões do Brasil. Na prática, o acordo viabilizará a troca de montagens inteiras, figurinos, cenários, equipes técnicas e até temporadas completas de espetáculos.
Além do evidente ganho cultural, o “Corredor Norte-Sul” foca diretamente na sustentabilidade do setor. Ao compartilhar recursos, os estados conseguem reduzir os altos custos que envolvem a montagem de uma ópera, impulsionando a economia criativa e gerando novas oportunidades para profissionais de toda a cadeia cultural — de artesãos e costureiras a músicos e técnicos de palco.
Para o secretário de Cultura do Pará, Bruno Chagas, a aliança consolida a vocação histórica do espaço. “Para nós, é motivo de orgulho e honra termos essa possibilidade e estender cada vez mais essa prática, que há 25 anos preenche esta casa de espetáculos. O Theatro da Paz, inicialmente, foi feito para ser uma casa de ópera e ao longo do tempo passou a receber todas as manifestações culturais, tornando-se o símbolo de Belém”, destacou.
Aprendizado mútuo e expansão
O presidente da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, Flávio Leite, celebrou o encontro entre a tradição paraense e a jovialidade do projeto gaúcho. “É com imensa alegria que celebramos esse termo de cooperação histórico no nosso país e para os nossos dois Estados. A cooperação é quem nos leva ainda mais longe. O Pará tem esse festival maravilhoso há 25 anos e nós, no Rio Grande do Sul, temos a nossa companhia há apenas quatro anos, mas já transformando a cena lírica gaúcha”, pontuou.
Intercâmbio já tem primeiro fruto: ‘Os Heróis’ rumo ao Sul
O primeiro passo prático dessa articulação já está definido: a circulação da ópera paraense “Os Heróis”, que integrará a próxima temporada de ópera do Rio Grande do Sul.
Logo após o ato de assinatura do acordo, o público presente no Theatro da Paz pôde assistir à última récita desta mesma obra, que teve sua estreia mundial na última sexta-feira (22), dentro da programação do Festival. Composta pelo maestro paraense Meneleu Campos, “Os Heróis” é ambientada em Milão, em março de 1848, sob a dominação austríaca na Lombardia. A trama, que arrebatou a plateia, cruza ideais revolucionários com conflitos familiares, amor e lealdade política, fechando com chave de ouro uma noite de celebração para a cultura nacional.












