Belém vai ganhar um novo cartão-postal. O Parque da Cidade, construído no antigo Aeroporto Brigadeiro Protásio, será aberto ao público nesta sexta-feira, 27 de junho, oferecendo à população um espaço que une lazer, sustentabilidade, cultura e inovação e que já se torna um dos maiores legados da COP30, que será realizada na capital paraense em 2025.
Com 88% das obras da Etapa COP30 concluídas, o parque ocupa uma área de 500 mil metros quadrados e conta com estrutura pensada para o clima amazônico, como trilhas, ciclovias, lago, quadras esportivas, museu da aviação, Centro de Economia Criativa, Centro Gastronômico e soluções sustentáveis, como placas solares, reaproveitamento de água e wetlands (áreas úmidas naturais).
O espaço também abriga 2.500 novas árvores plantadas, além de um transplante simbólico de 176 seringueiras, incluindo a famosa samaumeira de 40 anos regada pelo presidente Lula em fevereiro deste ano.
A abertura marca a entrega da primeira etapa do parque, que faz parte de um conjunto de mais de 30 obras de transformação urbana que estão preparando Belém para receber a conferência climática da ONU.
Imagem: Agência Pará