As visitas incluem reuniões com policiais destacados para a Operação, fiscalização das rotinas de atendimento e ajustes no uso do efetivo
Por Bruna Ribeiro (PC)
A Polícia Civil, por meio da Coordenação Itinerante, está percorrendo delegacias do interior do Estado que contam com reforço de efetivo para a Operação Adesão do Pará. O objetivo é acompanhar de perto o trabalho das equipes, garantir o atendimento à população e alinhar as ações de segurança durante o feriado prolongado.
As visitas incluem reuniões com policiais destacados para a Operação, fiscalização das rotinas de atendimento e ajustes no uso do efetivo.

“Esse acompanhamento é fundamental para padronizar os serviços e assegurar que o reforço esteja sendo utilizado de forma eficiente, sempre em benefício da população”, explica o delegado-geral Benassuly.
Como parte da estratégia de segurança, mais de 100 servidores da Polícia Civil entre delegados, escrivães, investigadores, papiloscopistas, motoristas, técnicos e equipe administrativa, foram mobilizados para somar-se ao efetivo já presente nas unidades. A atuação concentra-se em balneários, praias e pontos turísticos de grande movimento.
De acordo com o delegado Almir Alves, “as visitas são momentos de troca, onde é possível ouvir as equipes, identificar boas práticas e fortalecer a união entre os policiais civis que atuam na Operação”.

Lei Seca – As ações de fiscalização da Lei Seca também ganharam reforço no feriado prolongado. Em Benevides, na Região Metropolitana, policiais civis, em parceria com militares e agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), atuam para coibir a condução de veículos sob o efeito de álcool. Os condutores passam pelo teste do etilômetro (bafômetro), garantindo mais segurança nas rodovias.
Além disso, equipes da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) estão nas ruas fiscalizando estabelecimentos comerciais, bares, casas noturnas e restaurantes. O objetivo é coibir infrações como poluição sonora e perturbação do sossego, contribuindo para a manutenção da paz e da ordem pública.

As ações também contam com o apoio ostensivo e integrado da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), que reforça a presença policial nos pontos de maior movimentação.