A cidade de Portel, no ocidente do arquipélago do Marajó, no Estado do Pará, região turisticamente conhecida como Florestas do Marajó, se prepara para realizar o 6º Aquafest 2025, grande evento náutico do Norte do Brasil, com uma programação artística e cultural que ficará concentrada na Praia do Arucará nos próximos dias 19 e 20. Ali será montado o Palco Mix, equipado. Nomes como os do DJ P7, Capitão e Zé Luiz, Pagode Vip Banda, Ar-15 e Super Pop, já estão confirmados.
Conforme informações da organização do evento, também haverá apresentações não competitivas de canoagem havaiana com o grupo Marenteza, de Belém, de Flay Board, com o santareno Marcelo Gamboa, que já é um show à parte com suas manobras com o máximo técnica e sempre com novas manobras vem se destacando não só no Estado como no Brasil, essas manobras sempre levanta o público e as manobras são realizadas com mais uma pessoa ou ele só.

O secretário Municipal de Esportes, Cultura, Turismo e Lazer (Secelt), Idinor Oliveira, falou da importância de ter um grande evento dessa magnitude numa região com essa dimensão e com esse potencial para a prática de esporte náutico, turismo e lazer.
“Em um evento com essa grandiosidade, todos os detalhes são pensados. Que bom que toda nossa equipe da prefeitura de Portel, à frente o prefeito Paulo Ferreira, não mediu esforço junto com todas as secretarias e todo o nosso grupo de colaboradores para fazermos o melhor evento”.
Idinor Oliveira também frisou que o evento é todo pensado para valorizar o potencial turístico que Portel oferece em razão à influência do Rio Xingu em suas águas, que são cristalinas e propícias para o lazer e prática esportiva.
Destacou ainda os grandes pontos de lazer com igarapés, além das praias do Tucano, Arucará e Vila Velha que atraem muitos turistas de todas as partes. O secretário adiantou que haverá eventos competitivos com triathlon (corrida, ciclismo e natação), a natação em águas abertas e corridas de jetski, de canoas (amazônicas), caiaques e de rabetas.

DESTAQUE
Um dos destaques do AquaFest 2025 é a valorização da canoagem, uma prática comum entre os amazônidas, mas que vem perdendo espaço para as embarcações motorizadas, principalmente as do tipo “rabetas” ou “rabudos”.
“Portel é uma cidade privilegiada, com 1.900 quilômetros lineares de rios como o Pacajá, Anapu, Acutipereira e Camarapi, que são interligados com outros tantos rios e igarapés. Entendemos que devemos fomentar a manutenção da canoagem como uma cultura típica e incentivar a prática esportiva para, quem sabe, conseguirmos colocar um marajoara numa competição nacional ou internacional”, declarou o secretário Idinor Oliveira.
HISTÓRIA DO EVENTO
Em 2013, o município iniciou um avanço no turismo e no esporte nunca antes visto. No segmento de desporto aquático, foi implementado o projeto Navegar, um legado deixado pelo então ministro do Esporte Lars Gräel, que visava a prática de canoagem para jovens estudantes. No entanto, o Navegar, gerenciado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Pará (SEEL), quando foi implementado em Portel, já havia mudando o nome para Projeto Pará Aquático (e, posteriormente Rios de Talentos), onde o município foi contemplado com dez caiaques de fibra modelo K1 com coletes e remos, além de várias oficinas para a prática de remo e também para a manutenção em fibra de vidro.
A gestão municipal foi melhorando o projeto e, ao final do ano de 2013, o mesmo já havia ganhado uma nova concepção, sendo nomeado como Aquafest, onde, além das competições de caiaque, contaria também com as canoas tradicionais amazônicas, canoas motorizadas (rabetas), natação de curta distância e maratona a nado.
Deste modo, no mês de abril de 2014, foi realizada a primeira edição do Portel Aqua Fest, na praia do Arucará, já com uma estrutura grande, composta por arquibancadas, camarotes, palcos, plataformas na água, etc. E, além das competições, teve a participação de espetáculos aquáticos, com o Flyboard e o Wakeboard. E o sucesso foi imediato, tornando o evento aclamado pela população, pela mídia especializada e pelos turistas. No ano de 2015, foi realizada a segunda edição, já na praia do Mangueirão e o evento já contou com o renomado atleta Marcelo Giardi “Marreco”, penta campeão brasileiro e campeão panamericano de Wakeboard, tendo a cobertura do canal televisivo de esporte Woohoo. No ano de 2016, não foi possível realizar a terceira edição, e no ano de 2017 a gestão mudou e deixou o Aquafest de lado. Assim, a terceira edição já foi realizada no ano de 2022, com o Prefeito Paulo Ferreira. A partir daquela edição, o evento passou a ser realizado nas Praias do Arucará e Vila Velha, pois o projeto demandava um espaço maior, inclusive com área gastronômica, feira de artesanato e dois palcos para apresentações musicais. Em 2023, foi realizada a quarta edição, com a participação do o atleta mineiro Alisson Oliveira, campeão mundial Slackline, além de muitas atrações esportivas e musicais.

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA
Sábado (19/04):
🕙 10h00 – Natação masculina (400m e 800m)
🕥 10h30 – Natação feminina (400m e 800m)
🕑 14h00 – Porfia de canoa tradicional (300m)
🕞 15h30 – Prova de caiaque (300m)
🕔 17h00 – Apresentação do campeão brasileiro de manobras em jet ski, Bruno Jacob
🕠 17h30 – Performance de Mary Mateus, medalhista olímpica de canoa polinésia
Domingo (20/04):
🕣 08h30 – Maratona aquática masculina (6.000m)
🕚 11h00 – Arrancadão de rabetas batalha
🕑 14h00 – Arrancadão de rabetas águas abertas
🕒 15h00 – Apresentação de canoagem do grupo Amazônia VA’A
🕠 15h30 – Performance de Abimael da Silva “Boca”, atleta do campeonato mundial de canoagem havaiana
🕓 16h00 – Jet ski circuito
🕔 17h00 – Jet ski free style
🕠 17h30 – Apresentação de jet ski com Bruno Jacob, campeão brasileiro
Texto: Guilherme Braga/Imagens: Ray Nonato/Ronabar
