terça-feira, janeiro 21, 2025
Desde 1876

Prefeitura de Belém entrega 64 apartamentos e realiza sonho de famílias, após 16 anos de espera

O  Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), da Prefeitura de Belém, entregou, na sexta-feira passada, 27, as primeiras 64 unidades do Conjunto Habitacional e Comercial Doutor José Carlos Castro, localizado na travessa Quintino Bocaiúva, no bairro Condor. Após 16 anos vivendo com auxílio-aluguel, 64 famílias realizaram o sonho de ter uma moradia digna, marcando uma conquista histórica para a cidade.

Os blocos entregues foram batizados em homenagem a personalidades importantes: Luiz Braga, Alcir Matos, Genival Carvalho e Jozimar Ramalho.

Dignidade e segurança

O prefeito Edmilson Rodrigues destacou a importância da entrega para as famílias e homenageou o professor e advogado José Carlos Castro, conhecido por sua luta em prol da democracia.

“Depois de mais de uma década vivendo com auxílio-aluguel, essas famílias agora têm a alegria de conquistar um apartamento de qualidade, construído com carinho, segurança e dignidade. É uma grande conquista para a população e uma homenagem a um grande lutador que enfrentou a ditadura no Brasil”, afirmou o prefeito.

Reassentamento e nova etapa

Como parte do processo de reassentamento, a Prefeitura de Belém realizou reuniões com os futuros moradores para orientá-los sobre os procedimentos de mudança para os apartamentos. Durante os encontros, foi detalhado o passo a passo da transição e explicado o andamento da instalação do sistema elétrico, pela Equatorial, e do abastecimento de água, pela Cosanpa.

Histórias de superação

A dona de casa Maria Oneide Soares, de 46 anos, emocionou-se ao receber o novo lar. “Eu agradeço muito a Deus e ao prefeito Edmilson Rodrigues por ter honrado sua promessa. Foram 16 anos de muita luta, pagando aluguel. Hoje, graças a Deus, estou vendo o sonho da casa própria se realizar. Minha família está empolgada com o nosso novo lar”, contou Maria, que viverá no apartamento com o esposo e os dois filhos.

Maria Francinete Lopes, integrante da Comissão de Fiscalização (Cofis) da obra e uma das beneficiadas, também celebrou a conquista. “Esse momento é inesquecível. É um sonho realizado. Acompanhei a construção desde o início e logo me mudarei para cá com minha filha, meu genro e meu neto”, afirmou, emocionada.

EXPANSÃO

Além das 64 unidades entregues, o Promaben segue com o projeto de construção de mais 160 apartamentos no residencial, totalizando 224 unidades habitacionais e 44 boxes comerciais. A obra, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi iniciada em fevereiro de 2022 e está orçada em R$ 47,3 milhões.

Com a entrega desta etapa e a previsão de conclusão do restante em 2025, a Prefeitura de Belém reafirma seu compromisso em garantir moradia digna e qualidade de vida para a população.

Imagem: Agência Belém

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,200SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo