O Programa “Bora Estudar”, da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), vem sendo uma oportunidade para famílias de estudantes da rede estadual realizarem o sonho de construir ou reformar suas casas, com cheques no valor de R$ 10 mil em material de construção. Um benefício destinado aos estudantes que obtiveram notas a partir de 900 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou que se destacaram com o melhor desempenho em sala de aula.
Entre os beneficiados pelo programa está Samuel Silva, estudante do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo, localizada em Belém. Junto de sua família, Samuel está realizando melhorias em sua residência e comenta sobre a surpresa em receber o cheque. “Sinceramente, foi um choque para mim e para meus pais, porque a gente não estava esperando. Sempre fui bem participativo na escola e ficamos muito felizes. Fez muita diferença. Com essa surpresa do Bora Estudar, a gente pode ajeitar a casa, coisa que nem estávamos imaginando. Eu sempre gostei de estudar. Desde os meus 4 anos, meus pais me incentivam e sempre que tenho dúvidas eles buscam me apoiar, me ajudando cada vez mais e hoje estou aqui como um dos contemplados do Bora Estudar”, comenta o estudante.
O titular da Seduc, Rossieli Soares, esteve na residência dos estudantes que receberam o cheque do Bora Estudar, para ver de perto o impacto do Programa na vida das famílias. “A gente teve a oportunidade de entregar o cheque do Bora Estudar e têm muitos estudantes, famílias, que já estão utilizando o recurso. Uma estudante fez um trabalho muito legal, são vídeos contando a história de como acontece e o que tem acontecido em cada etapa e hoje eu vim fazer uma visita”, comenta o secretário.
A estudante de quem o secretário fala é Ana Elisa Quintella, que faz a 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Albanízia de Oliveira, em Belém, e que obteve o melhor desempenho da sala de aula em 2023. Nas redes sociais, a estudante compartilha um diário de reforma do quarto que divide com a irmã mais nova, compartilhando com seus seguidores a realização de um sonho. Ela comenta sobre a inesperada visita do secretário Rossieli Soares. “Eu não estava esperando, vê que ele está aqui na minha casa, assim de surpresa, foi uma felicidade gigante, nem sei explicar”, disse a estudante.
Patrícia Quintella é mãe de Ana Elisa e considera o Programa Bora Estudar como um incentivo aos estudantes, para que consigam mudar suas realidades através da educação. “É uma felicidade, porque a gente queria muito arrumar a casa, mas não tínhamos condições no momento. Recebemos com muita alegria e ficamos muito orgulhosos pela Ana Elisa”, comenta ela.
Bora Estudar – É o maior programa de reconhecimento de desempenho escolar para estudantes da rede estadual de ensino, que beneficia os melhores estudantes com o “Cartão Sua Casa”, para aquisição de materiais de construção que serão utilizados na reforma e ampliação de sua residência, uma parceria com a Companhia de Estado de Habitação (Cohab).
Atenção contemplados – Os estudantes beneficiados pelo Programa Bora Estudar, que ainda não receberam o cheque de R$ 10 mil, podem ter pendências como a falta da assinatura do termo de compromisso ou preenchimento inadequado das informações. Por isso, devem entrar em contato com a direção da escola que estuda para verificar e resolver qualquer situação pendente.
Fonte: Agência Pará/Foto: Ascom Seduc