segunda-feira, agosto 17, 2026
Desde 1876

PRTB registra Pablo Marçal como candidato à Presidência

Ao apagar das luzes, ontem, sábado, 15, o PRTB registrou a candidatura do empresário e influenciador Pablo Marçal à Presidência da República. A medida ocorreu após uma liminar autorizar sua saída do União Brasil e o retorno à sigla. Ele declarou à justiça um patrimônio de 7,4 bilhões de reais e, apesar disso, está inelegível até 2032.

Leonardo Avalanche, presidente nacional da legenda, deixou de encabeçar a chapa e passou a ser candidato a vice-presidente. O registro de Marçal, porém, ainda será analisado pela Justiça Eleitoral antes de uma decisão definitiva. Marçal permanece inelegível até 2032. Em 5 de agosto, o TRE-SP rejeitou por unanimidade os embargos apresentados pela defesa e manteve a condenação que determinou sua inelegibilidade por oito anos.

A punição está relacionada ao uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2024. A defesa ainda pode recorrer da decisão, enquanto a situação do registro presidencial será avaliada pela Justiça Eleitoral.

Segundo a decisão que permitiu seu retorno ao PRTB, Marçal assinou a ficha de filiação ao partido em 4 de abril de 2026. O documento teve o deferimento da presidência nacional da legenda.

Com a decisão liminar, a filiação passou a atender provisoriamente às exigências da legislação eleitoral para o registro da candidatura. A medida, entretanto, pode ser revista por instâncias superiores.

Em nota, o PRTB afirmou que o país ganhou “uma via verdadeira”, com “um candidato cristão, que acredita no empreendedorismo, que cuida do povo e enxerga as pessoas que são ignoradas pelo governo atual”.

Segundo o partido, Avalanche articulou internamente a entrada de Marçal para assumir a candidatura presidencial da legenda.

Da Redação do Jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ com informações e imagem do portal Pleno.News

WEB-BANNERS-VIVABAIRRO_BANNER BiLLBOARD 300X100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,523FollowersFollow
22,900SubscribersSubscribe
banner-avsitao55anos - 320 x 320
BANNER - 320 x 320

Mais recentes