Neste sábado, 22, o Piano Palco recebeu quadrilhas mirins e as últimas participantes da fase final do Concurso Junino Oficial, organizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural (Fumbel). A noite foi repleta de emoção e alegria e o público tomou conta da praça Waldemar Henrique, já deixando um gostinho de saudade da programação do Tamo Junto e Misturado, que vai revelar neste domingo, 23, as campeãs de 2024.
Diretamente do bairro do Jurunas, a Quadrilha Mirim Explosão de Cheiro foi a primeira a se apresentar no Piano Palco, nesta noite de sábado. Com 15 pares, os pequenos quadrilheiros arrancaram gritos do público ao apresentarem o tema: “ABC do São João”. A marcadora Mirim, Darlene dos Santos, de 12 anos, entrou no palco esbanjando carisma e simpatia vestida como professora do jardim de infância.
“Mesmo nervosa, eu dei meu show. É a segunda vez que sou marcadora de uma quadrilha e eu gosto muito de me apresentar com meus amigos. Eu estou muito feliz por estar aqui”, declara Darlene.
Como “bonequinha da infância”, Mirella Sophia, de apenas 8 anos, fez a sua apresentação como Miss Caipira. A jurunense participa de concursos juninos desde os seus 2 anos. Apesar da idade, a menina levantou o público e mostrou que dançar é uma de suas paixões. “Pra mim, eu sei que arrasei. Eu entrei um pouquinho nervosa, mas dei meu melhor. A minha parte favorita da coreografia é quando eu faço a abertura e o público fica gritando”, comentou.
Os Pipoquinhas na Roça – Contando a história da Bela e a Fera, a quadrilha Os Pipoquinhas na Roça encerrou com chave de ouro a participação da criançada no Arraial 2024. Levando para o Piano Palco o universo encantado da Disney, a criançada realizou um grande espetáculo. Brincante na quadrilha desde os seus 5 anos, Aquiles Kaleb, de11 anos, contou da felicidade que sentiu ao se apresentar no palco da Prefeitura de Belém.
“Eu tô há muito tempo nessa quadrilha e quando a gente começou não tinha nada. Eu estou muito orgulhoso do que a gente é hoje em dia. Eu amo dançar, porque esqueço dos meus problemas e eu me divirto muito. A quadrilha tira tudo de ruim de mim”, enfatizou o menino.
A Miss Mulata, Kiara Ághatta, de 12 anos, emocionou o público ao representar o relógio da Bela e a Fera com a música Tic Tac do Meu Coração, de Gaby Amarantos. Com muita desenvoltura no palco, a pequena guamaense conta que esperou dois anos para participar da programação e se apresentar como Miss. “Foi uma apresentação bem emocionante. Quando eu soube que ia dançar aqui, eu fiquei muito feliz mesmo. Deu tudo certo e já chorei muito porque estar aqui é a realização de um sonho”.
Últimas apresentações do concurso oficial
A noite de sábado, 21, marcou o último dia do concurso junino oficial do Arraial 2024. Ao longo da semana, 18 quadrilhas se apresentaram novamente aos jurados, onde foram avaliadas nos quesitos: conjunto, coreografia, traje, marcação e evolução.
No encerramento das apresentações do concurso, o Piano Palco recebeu as seis últimas quadrilhas: Moreninha da Campina, Balão de Ouro, Santa Luzia, Roceiros Pé de Moleque, Pipocando Junino e Império Junino de Outeiro.
A Moreninha da Campina abriu a competição nesta última noite. Na primeira fase eliminatória, os quadrilheiros receberam como nota total a pontuação 49,1, ficando em 10º lugar na colocação. Com o objetivo de mudar a avaliação e conseguir a nota máxima, os brincantes fizeram mudanças e ajustes em suas apresentações para impressionar os jurados.
A Miss Caipira, Danny Santos, entregou tudo de si durante a coreografia. Ela acredita que o seu grupo ficará entre o top 5 das melhores quadrilhas de Belém. “Na primeira fase, tivemos um desempenho bom, mas não suficiente. Mas quando a gente recebe as críticas do júri, que é para a nossa melhora, a gente acaba investindo mais e se preparando mais. Alinhamos tudo o que precisou ser alinhado e evoluímos em tudo. Subir no palco e saber que fizermos tudo melhor, é bem satisfatório”.
Apuração – Na noite deste domingo, 23, será marcado por emoção. A partir das 16h, na praça Waldemar Henrique, no Piano Palco, serão realizadas as apurações dos votos das 18 quadrilhas finalistas e do Concurso Oficial de Misses do Arraial 2024. Após a apuração, ocorrerá a premiação que irá revelar as dez campeãs do Concurso Junino e as misses vencedoras nas categorias: Miss Caipira, Miss Simpatia, Miss Negritude e Miss LGBTQI+.
“Não podíamos esperar nada além do que presenciamos ao longo desses três dias, que foram intensos, no Piano Palco. A expectativa é para amanhã (domingo, 23), a partir das 16h, para conhecermos as 10 campeãs do nosso arraial, assim como as misses.Temos a certeza da enorme responsabilidade dos jurados. Convidamos a população a estar presente, a partir das 19h, para acompanhar a cerimônia de premiação do concurso de quadrilhas do Arraial Tamo Junto e Misturado”, disse o diretor da Fumbel e Coordenador Geral do Arraial de Belém, Jamil Mouzinho.
Palco da Cuia Acústica
Paralelo às apresentações das quadrilhas juninas, o Arraial de Belém ofereceu também na Praça Waldemar Henrique no palco da Cuia Acústica apresentação dos grupos folclóricos e bandas locais.
Charlene Franco e Paulo Luciano apreciaram, com suas filhas gêmeas, o evento e destacaram o clima familiar e seguro da festa. “As apresentações dos grupos folclóricos e a segurança é totalmente uma festa familiar. É maravilhoso ter acesso gratuito a apresentações culturais de grupos reconhecidos até internacionalmente”, comentou Charlene.
Aurimar Lopes, diretor do grupo Guerreiros do Boi – que se apresentou neste sábado -, informou que o “nosso grupo tem 22 anos de resistência, trabalhando com jovens em situação de vulnerabilidade social. Participar deste arraial é um momento de lazer e socialização muito importante para eles, por isso agradecemos à Prefeitura por esta oportunidade”.
Texto: Vagner Mendes
Colaboração: Kamila Santos
Fonte: Agência Belém/Foto: Vagner Mendes/Ascom Fumbel