sábado, julho 20, 2024
Desde 1876

Revista Científica da Uepa abre chamada para publicação de artigos

A revista científica Comunicação Universitária abriu chamada para publicação de artigos. Os interessados devem seguir o modelo disponibilizado aqui seguindo estas diretrizes. A publicação é de responsabilidade do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Com o princípio da comunicação permanente com a sociedade, a revista pretende compartilhar com outros educadores os ensinamentos surgidos das experiências que cada autor realizou, além de conduzir os leitores à reflexão teórico-prática dos conhecimentos surgidos em cada experiência.

Os volumes terão periodicidade continua a partir de agora, entretanto, o último volume foi publicado em 2021. Para retomar com o fluxo contínuo, a revista foi totalmente remodelada e terá DOI em todos os artigos. Nesta chamada, serão recebidos trabalhos dos anos de 2022, 2023 e 2024, possibilitando colocar a periodicidade da revista em dia.

“Temos uma expectativa muito grande de que no ano que vem teremos “Qualis”. O que será um diferencial para quem publica na revista. Como é uma revista nova, sem muitos colaborares ainda, isso faz com que tenhamos algumas dificuldades para receber trabalhos. Por isso estamos com essa chamada nova, com a revista reformulada, muito mais atraente”, comentou o professor doutor, Benedito Ely Valente da Cruz, atual editor-chefe da publicação.

Os coordenadores informaram que a história da Comunicação Universitária é longa. Ela foi criada em 1996, em uma iniciativa do professor Sérgio Sapucahy, então diretor do CCSE. Segundo o professor Sérgio, desde quando assumiu a direção do Centro, “acalentávamos o sonho de um espaço para publicação da produção científica e cultural de nossos professores e alunos”. Naquele momento, a revista seguia a periodicidade semestral.

A proposta era simples. Uma publicação com frequência semestral, um espaço multi e interdisciplinar aberto a comunidade acadêmica da Uepa. O volume um foi publicado em março de 1996, e o ISSN 1517-7866 saiu em janeiro de 2001. A versão online só saiu em 2021, reativada pelo professor Ely Valente, quando diretor da Coordenação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Coad) do CCSE . Pelas páginas da revista constam publicações célebres, como a encontrada no volume dois, de agosto de 1999, do patrono da Educação do Brasil, Paulo Freire, com o texto Alfabetização e Miséria. 

“Resgatar a história desta revista nos ajuda a contar a história do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e da própria Uepa.”, conclui o editor-chefe.

Texto de Fernanda Martins

Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo