Em princípio, uma lixeira e um dispensador de álcool em gel têm pouco em comum, mas, com a associação “correta”, os dois objetos não apenas se tornam projetos eletrônicos de automação, como também contribuem para a formação de meninas e mulheres em STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). É o que tem ensinado o Grupo Iaçá: Robótica Feminina, um projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex/UFPA). Formado por alunas de Graduação em Engenharia da UFPA, o grupo surge com a ideia tanto de incentivar meninas dos ensinos fundamental e médio da rede pública a ingressarem em carreiras das Ciências Exatas da Universidade quanto de apoiar e capacitar as estudantes já matriculadas na Instituição, por meio da chamada robótica educacional.

Sob coordenação da professora vinculada ao Instituto de Tecnologia da UFPA, Ana Carolina Quintão Siravenha Müller, o grupo utiliza, como base para as oficinas, uma interface tecnológica chamada Arduino, uma plataforma amplamente utilizada para a criação de projetos eletrônicos de automação, robótica, Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e projetos educacionais.
Imagem: Alexandre Moraes