O ministro-chefe da Casal Civil brasileira, Rui Costa, criticou a política ambiental do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que ela preocupa a humanidade como um todo, mas que há esperança de que elas não sejam acompanhadas pelas políticas dos governadores do país. A fala ocorreu durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta quarta-feira (22).
– A humanidade clama pelo cuidado com a natureza. Ao mesmo tempo que a grande maioria da humanidade quer e deseja o cuidado com o planeta e com o meio ambiente, têm sido eleitas, em alguns lugares, pessoas que dizem que isso não é prioridade, e que deverá ser [algo] secundarizado – disse Rui Costa durante o programa.
O ministro também desaprovou o fato de o presidente dos EUA ter anunciado a saída do Acordo de Paris, pacto em que todos os países signatários assumem responsabilidades para reduzir as emissões de poluição no planeta.
– Isso evidentemente preocupa, mas não apenas o governo brasileiro. Preocupa a humanidade inteira. Não adianta um só país reduzir as emissões, porque o planeta continuará contaminado. É preciso que todos possam somar esforços para descontaminar o planeta – acrescentou o ministro.
Rui Costa, no entanto, acredita que o posicionamento de Trump em relação ao clima não seja corroborado por governadores.
– Provavelmente [a opinião do Trump] não seja a opinião da maioria do povo norte-americano. Até porque muitos dos governadores dos EUA têm políticas muito estruturadas de defesa do meio ambiente. São políticas muito fortes. Esses estados não mudaram suas políticas – acrescentou, ao lembrar que, nos EUA, os estados têm muita autonomia e força legal institucional.
– Eles são muito mais autônomos do que é o modelo brasileiro – completou.
*AE
Fonte: Pleno News/Foto: Fabio Rodrigues_Pozzebom / Agência Brasil