domingo, julho 21, 2024
Desde 1876

Museu das Amazônias: Uma Janela para o Passado, Presente e Futuro da Região

Nesta segunda-feira, 15h, o governador do Pará, Helder Barbalho, preside a cerimônia de lançamento do Museu das Amazônias no Palácio dos Despachos, em Belém. O novo espaço cultural, que será instalado no Porto Futuro II, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) e o Instituto Cultural Vale.

Uma Jornada Através da História da Amazônia

O Museu das Amazônias se propõe a ser um espaço dinâmico e interativo, convidando os visitantes a embarcarem em uma jornada pela rica história e cultura da região. Através de exposições permanentes e temporárias, o museu explorará diversos temas, desde as origens milenares da Amazônia até os desafios contemporâneos enfrentados pela região.

Um Espaço Colaborativo

A criação do Museu das Amazônias contará com a valiosa participação da comunidade acadêmica e científica da Pan-Amazônia, além da colaboração da sociedade civil. Através de um cronograma de consultas coordenadas pelo Museu Emílio Goeldi, as diferentes vozes da região serão ouvidas e incorporadas ao projeto.

Um Legado para as Gerações Futuras

Mais do que um museu, o Museu das Amazônias será um espaço de reflexão e aprendizado, promovendo a compreensão da importância da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável da região. O museu também servirá como um legado para as futuras gerações, inspirando-as a proteger e valorizar a rica biodiversidade da Amazônia.

Um Marco para a COP 30

A inauguração do Museu das Amazônias está prevista para 2025, a tempo da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém. O museu será um importante marco para o evento, servindo como um símbolo do compromisso do Brasil com a preservação da Amazônia e o combate às mudanças climáticas.

Foto: Reprodução / Agência Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo