segunda-feira, agosto 18, 2025
Desde 1876

Segundo dia da Feira Pan-Amazônica do Livro encerra com espaço lotado e shows regionais

“Assim como as outras edições, a Feira do Livro deste ano está incrível, com uma diversidade de obras e atrações culturais”, declarou a estudante Michaela Lima, 19 anos. Da mesma forma, esse foi o sentimento de milhares de pessoas que prestigiaram o segundo dia da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes ontem, domingo, 17. O evento segue até a próxima sexta-feira, 22, das 9h às 22h.

Realizada no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, a feira reúne 120 empresas com obras dos mais variados temas. “Como o espaço é imenso, não consigo escolher todos os títulos que desejo em apenas um dia. Por isso, com certeza voltarei nos próximos dias para adquirir outras publicações e aproveitar os shows que estão sendo promovidos”, destacou Michaela.

À noite, a agenda musical encerrou com chave de ouro a programação, lotando a Arena Multivozes. O show começou às 20h e foi conduzido pelas cantoras Alba Mariah e Andreia Pinheiro, que contagiaram o público com ritmos regionais e muita dança. “Tem algo melhor do que comprar um livro e, no final, assistir a um show maravilhoso como esse?”, elogiou o eletricista Flávio Marinho, 27 anos.

O técnico em confeitaria Ivan Iwamoto, 37 anos, e a empresária Tâmara Lima, 30 anos, levaram o filho de apenas 3 anos, Theo Tsutomu, para conhecer e escolher alguns livros. “Nesse mundo tão tecnológico, onde muitos estão deixando de lado a leitura, incentivar esse hábito ainda é fundamental. Essa é a primeira vez dele e a terceira minha, e tudo está perfeito como sempre. Ele sempre estará aqui”, relatou.

PERTENCIMENTO

A Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes valoriza a cultura nortista e dá visibilidade a artistas da região, como a cantora Alba Mariah. Ela contou ter recebido com entusiasmo o convite para se apresentar. “Trata-se de um espaço que representa e traduz a nossa cultura em todos os aspectos, e eu tenho essa missão: cantar nossa identidade e levar a nossa cultura para vários espaços”, afirmou.

“Estimular o acesso à cultura e a imersão em ambientes como este, que oferecem literatura, arte, debates, música e, claro, convivência, mostra que estamos no caminho certo. Fico muito grata por estar aqui, por cantar para um público apaixonado pela sua terra. Saio daqui com a energia renovada e feliz por tudo que vivi. Como sempre, o evento está um arraso. Parabéns!”, acrescentou Alba.

Outra artista que se apresentou no mesmo palco foi Andreia Pinheiro. Com quase 40 anos de carreira, ela disse que cantar no evento é motivo de grande satisfação. “Estar ao lado dessa artista incrível que é a Alba, somando com essa programação maravilhosa, com pessoas especiais, é a melhor forma de encerrar a semana. Parabéns ao Governo do Estado pela iniciativa e a todos os envolvidos”, concluiu.

A 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes segue até a próxima sexta-feira (22), das 9h às 22h, com entrada até às 21h, novamente no Hangar Convenções e Feiras, em Belém. Neste ano, sete eixos temáticos norteiam as atividades ao longo dos sete dias de Feira, destacando a pluralidade de saberes e vivências da Amazônia.

Participam nesta edição 120 empresas, sendo 32 editoras, 40 livrarias e 48 distribuidoras. O número de negócios do Pará também cresceu: serão 70 empresas locais, dez a mais do que na edição anterior. Ao todo, 189 estandes de livros e nove voltados à gastronomia. Editoras universitárias como UFPA, Uepa, Unesp e a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) estão presentes.

Fonte e imagem: Agência Pará de Notícias

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,873FansLike
3,614FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
banner-AVISTÃO-mob
banner-AVISTÃO-mob
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px
Rastreabilidade Bovina_320x320px

Mais recentes