Somente profissionais autorizados pela Equatorial Pará podem ter acesso aos locais cumprindo todos os procedimentos de segurança.
Imprescindíveis para o bom funcionamento do sistema elétrico, as subestações são instalações elétricas de alta potência, contendo equipamentos para transmissão e distribuição de energia elétrica, e exigem cuidados não apenas dos técnicos especializados, mas também da sociedade que vive no entorno. Desta forma, a Equatorial Pará alerta: acidentes, danos elétricos e, até mesmo o desligamento de uma cidade podem e devem ser evitados, como o que aconteceu no dia 26 de outubro, em Bujaru, Nordeste do estado, depois que cabos foram furtados da subestação local e o município teve o fornecimento interrompido.
A Regional Nordeste, da Equatorial Pará, que abrange 55 municípios, possui 36 subestações que atendem todos os municípios do Nordeste do estado, região do Salgado e Baixo-Tocantins. Elas são importantíssimas pois viabilizam toda a cadeia de distribuição de energia.
Apenas profissionais habilitados e autorizados pela distribuidora podem acessar as subestações. Devido ao elevado nível de tensão no local, existe o risco de choques graves e até fatais, sem mesmo tocar nos equipamentos ou condutores. Isso porque eles formam um arco elétrico que pode chegar a até um metro de distância, atingindo qualquer pessoa que esteja neste perímetro.”
Crianças e adolescentes que brincam próximos às Subestações também devem tomar cuidado, e não entrar nos locais para recuperar pipas ou bolas, por exemplo. A ação é extremamente perigosa, pois geralmente o brinquedo cai no meio dos equipamentos.”
“As crianças e adolescentes não têm a devida ideia dos riscos que correm ao entrar em uma subestação de energia. Cabe também aos pais ficarem muito atentos à brincadeira dos filhos. Em hipótese nenhuma uma pessoa pode entrar naquela área sem a presença de uma equipe da distribuidora, com a devida autorização e com a utilização de EPIs”, é o que comenta Elton Lucena, da área de segurança da Equatorial Pará.
Outra dica da Equatorial é não descartar nenhum material próximo e nem dentro dos locais onde as subestações estão instaladas. O ato de vandalismo pode danificar aparelhos essenciais para o bom funcionamento do sistema, fazendo que que a proteção desligue as máquinas imediatamente.
“É terminantemente proibida a utilização dos muros das subestações como divisórias de outros imóveis ou cercas como varais de roupa. Também é expressamente proibido o descarte de lixo ou outros materiais nos limites das subestações. Muitas pessoas não apenas jogam os resíduos, como muitas vezes colocam fogo, o que aumenta consideravelmente o risco de acidentes e desligamentos”, destacou o Executivo de Manutenção de Alta Tensão, da Regional Nordeste, Alberto Amorim.
Caso alguma pessoa flagre qualquer um desses comportamentos, deve ligar imediatamente para a Equatorial Pará, por meio do telefone 0800 091 0196.