quarta-feira, julho 24, 2024
Desde 1876

Sespa promove Feira do Empreendedorismo Inclusivo no Porto Futuro, em Belém

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa), promove nos dias 29 e 30 de julho (sábado e domingo) mais uma edição da Feira do Empreendedorismo Inclusivo no Porto Futuro, em Belém. 

O evento, que ocorre das 16h às 21h, tem como objetivo proporcionar um espaço para que as pessoas com autismo, seus familiares e associações possam divulgar e comercializar seus produtos aos frequentadores do Parque Urbano Porto Futuro.

De acordo com Nayara Barbalho, Coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo da Sespa, “esse um evento muito importante, que já virou tradição, que o público apoia, porque são pessoas que têm dificuldade de estar profissionalizadas, e a Secretaria de Saúde dá visibilidade para as habilidades desse público e oportunidade de geração de renda”.

Neyelle Lacerda, terapeuta ocupacional e técnica da Cepa, enfatiza que “é importante ressaltar que essa iniciativa visa os trabalhos intersetoriais. Trabalhar saúde não é trabalhar apenas a questão da abertura de vagas, de criação de serviços para atender o público com TEA, mas possibilitar acesso à educação, à cultura e ao mercado de trabalho. O indivíduo também precisa estar inserido na nossa sociedade, em diversos contextos”.

A Feira do Empreendedorismo Inclusivo, realizada sempre no último final de semana do mês, reúne mais de 400 famílias cadastradas no sistema da Cepa. 

A servidora pública aposentada Madalena Gomes conta como foi a experiência de ir pela primeira vez à Feira com o filho, que foi diagnosticado com TEA. “O evento foi sugerido pela psicóloga do nosso filho, então o trouxemos para ele não se sentir tão diferente, nem diminuído em relação às outras pessoas. Para ver que tem um mundo também para o autista, que dá para se inserir e ter alguma atividade”, explica. 

Nesta edição, diversos expositores apresentam uma variedade de produtos, desde roupas infantis, brinquedos, objetos de decoração até alimentos e bolsas. A iniciativa visa promover o protagonismo e empoderamento dessas pessoas, reconhecendo o impacto positivo na vida delas e incentivando a geração de renda e a economia criativa.

Empreendedorismo autista em destaque – A Feira, que iniciou suas atividades em 2022, agora entra no seu segundo ano e destaca-se como um espaço de fortalecimento da inclusão social e econômica, evidenciando a criatividade e o talento das pessoas com autismo. O evento reforça a importância do apoio e visibilidade para promover oportunidades igualitárias e uma sociedade mais inclusiva.

Texto: Jamille Leão – Ascom Sespa

Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo