O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou a governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, como secretária do Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) de seu novo governo.
Com a escolha de Noem para o DHS e o recente anúncio da nomeação de Tom Homan para chefiar o Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE), Trump formou o núcleo executor de sua política de imigração e deportação com aliados e defensores da política que pretende implementar para a deportação de imigrantes ilegais.
– Kristi tem sido muito dura com relação à segurança na fronteira. Ela foi a primeira governadora a enviar soldados da Guarda Nacional ao Texas para ajudar na crise de fronteira de [o atual presidente, Joe] Biden – disse Trump em um comunicado.
De acordo com o presidente eleito, Noem trabalhará em estreita colaboração com o “czar da fronteira” Tom Homan para “proteger a fronteira e garantir” que o território dos EUA “esteja a salvo de adversários”.
Noem respondeu em um comunicado que está ansiosa para trabalhar com Homan e Trump para “devolver a segurança às comunidades dos Estados Unidos para que as famílias tenham a oportunidade de realizar o sonho americano”.
Noem terá a tarefa de supervisionar uma agência em expansão que controla desde o sistema de Proteção de Fronteiras dos EUA e a Fiscalização de Imigração e Alfândega até a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências e o Serviço Secreto dos EUA.
Ela chegou a fazer parte da lista de candidatos a vice-presidente na chapa eleitoral de Trump.
*EFE
Fonte: Pleno News/Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW