O Projeto praia limpa chama atenção diante de toneladas de lixos deixados na areia. Não se trata do Brasil, mas do seu povo sujo e mal educado. Toneladas de sujeira na praia depois do réveillon e, diariamente nas praias pelo Brasil afora. É inacreditável, mas é a mais pura verdade. Não é a toa a quantidade de gente nas UPAs e hospitais, inclusive óbitos por contaminação por retrovírus em praias poluídas com placas de próprias para o banho e até Bandeira Azul (essa tal de bandeira é uma piada e, todos sabemos). Felizmente surgem ótimos projetos a exemplo do “Projeto Praia Limpa” 2025. Dessa forma, o Parque Unipraias, em colaboração com a Prefeitura de Balneário Camboriú colocaram em prática esta iniciativa, que será realizada durante os meses de alta temporada, isto é, até março, se propondo a conscientizar tanto os moradores quanto os turistas sobre a importância da preservação e sustentabilidade do ambiente costeiro. Durante toda a temporada de verão, uma tenda do projeto Praia Limpa permanecerá na Praia Central, entre as ruas 4700 e 4800. Nela, visitantes poderão participar de atividades lúdicas e aprender sobre educação ambiental. Lamentavelmente não vai resolver. Se forem então, distribuir o panfleto, irão jogar o mesmo na areia.
MELHORES DESTINOS
Enquanto isso, graças a limpeza, preços, conectividade, segurança, o Google, através do relatório Year in Search 2024, revelou os destinos que mais despertaram interesse ao longo do ano, apontando tendências que moldaram o turismo global. No topo da lista está a Turquia, consolidando-se como o destino mais buscado, seguida pela Grécia, com ilhas icônicas como Santorini, Mykonos e Creta. Malta e a Itália, com suas cidades históricas e paisagens deslumbrantes como a Costa Amalfitana, também se destacaram, enquanto o Egito manteve seu fascínio com as pirâmides e o Vale dos Reis. Portugal aparece em sexto lugar, com Lisboa, Porto e as ilhas dos Açores atraindo viajantes em busca de cultura, gastronomia e belezas naturais. Completando o ranking estão Chipre, México, Maurícias e Croácia, reafirmando o apelo global de destinos que combinam história, praias paradisíacas e experiências culturais únicas. Desde concertos que reuniram multidões a eventos esportivos internacionais em grandes cidades Esses destinos turísticos ao redor do mundo atraíram a atenção de milhões de viajantes. Nem queira saber quantos turistas esses países recebem por mês. Já o Brasil, você sabe que não passamos de 6 milhões de turistas por ano. Turo é questão de educação, segurança, conectividade…
SANTA CATARINA
Falando nisso, o turismo de Santa Catarina fechou 2024 com resultados expressivos. Ao longo do ano, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-SC) investiu em ações estratégicas, ampliando rotas aéreas, fortalecendo segmentos específicos e promovendo o estado, fazendo com que expandisse sua presença internacional e se consolidasse como um dos principais destinos nacionais, além de atrair investidores e criar conexões com empresários do trade. Só no ano passado, a secretaria marcou presença em importantes feiras de turismo, reforçando as atrações turísticas catarinenses para o mundo. Pela primeira vez, participou da BTL, em Portugal, o que impulsionou as negociações com a TAP Portugal para o voo direto Florianópolis-Lisboa. Além da ExpoCatólica, em São Paulo, que foi importante para mostrar o estado como um destino de turismo religioso, já que possui o diferencial de ser atemporal, ajudando a diminuir a sazonalidade turística. Um dos grandes marcos do ano foi a ampliação das rotas aéreas internacionais. Pela primeira vez, Santa Catarina conta com uma conexão direta com a Europa, via Lisboa, e com a América do Norte, via Panamá. Também fortaleceu sua conexão com a América Latina, adicionando voos para destinos como Paraguai e Chile. Conquistas que refletem o empenho da Setur e de seus parceiros para posicionar o estado como um hub turístico internacional. Dessa forma, Santa Catarina iniciou o ano com o compromisso de fortalecer ainda mais sua presença internacional e diversificar as experiências turísticas no estado. Em conjunto com o trade turístico e a iniciativa privada, o governo trabalha para reforçar sua posição como referência em inovação e qualidade no turismo.
Texto e imagens: Jefferson Severino/Ronabar/Especial para A PROVÍNCIA DO PARÁ