O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27/8), no Palácio do Planalto, o decreto que regula a implantação da TV 3.0, nova geração da televisão aberta e gratuita no Brasil, que promete modernizar a experiência do telespectador com mais qualidade de imagem e som, além de permitir a interatividade e integração com a internet.
A tecnologia irá permitir transmissões em 4K e até 8K, som imersivo e conteúdos sob demanda, aproximando os serviços da TV aberta dos oferecidos por plataformas de streaming . O padrão técnico adotado será o ATSC 3.0, aprovado por unanimidade pelo Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), após testes conduzidos entre dezembro de 2023 e maio de 2024 .
O decreto também prevê a criação de uma Plataforma Comum de Comunicação Pública e Governo Digital, com aplicativos de emissoras públicas como TV Brasil, TV Câmara, TV Senado e TV Justiça disponíveis em um catálogo digital .
A fase preparatória deve ser concluída até o final de 2025, com as primeiras transmissões previstas para o primeiro semestre de 2026 nas grandes capitais. A cobertura nacional deverá ser plena em até 15 anos .
Com um investimento inicial de aproximadamente R$ 7,5 milhões, a TV 3.0 promete democratizar o acesso à radiodifusão e ampliar o potencial de inclusão digital, servindo também como meio para acesso a serviços públicos digitais.
Imagem: Reprodução Internet