A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai sediar a “Aldeia COP”, uma estrutura de acampamento destinada a receber povos indígenas de diversas regiões, durante a COP30, que será sediada em Belém em novembro. O espaço terá capacidade para mais de 3 mil indígenas e funcionará como centro de articulação e debates sobre justiça climática.
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, informou que a expectativa é reunir cerca de 500 indígenas do Brasil e 500 de outros países, todos com credenciamento na Zona Azul, onde ocorrem as negociações oficiais. Além disso, haverá participantes em áreas dedicadas à sociedade civil e à Cúpula dos Povos, compondo o contingente estimado de 3 mil pessoas.
A Comissão Internacional de Povos Indígenas, articuladora da programação, trabalha para garantir que a participação indígena ocorra com representatividade e impacto incluindo a presença de delegações dos países amazônicos como Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Venezuela. O objetivo é levar à conferência as perspectivas sobre ameaças enfrentadas e soluções propostas pelos povos originários.
Imagem: Rafa Neddermeyer/COP 30