Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem seguir as regras de cada edital, além de enviar um projeto de pesquisa e o currículo Lattes
André Nicolau, colaboração para a CNN
A (ECA) Escola de Comunicações e Artes da USP (Universidade de São Paulo) abriu as inscrições para seus programas de pós-graduação stricto sensu com ingresso em 2026. Os interessados têm até 5 de setembro para se candidatar.
Ao todo, são oferecidas 238 vagas para mestrado e doutorado acadêmicos e 18 vagas para o mestrado profissional em Ciência da Informação. Todos os programas reservam vagas para candidatos pretos, pardos ou indígenas.
Como se inscrever?
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem seguir as regras de cada edital, além de enviar um projeto de pesquisa e o currículo Lattes. Os editais de cada programa sugerem modelos para a estrutura do projeto.
Outro requisito importante é a comprovação de proficiência em idiomas estrangeiros: um para o mestrado e dois para o doutorado.
Vagas em programas de destaque
Confira a distribuição de vagas por programa de pós-graduação na ECA:
- PPGAC (Artes Cênicas): oferece 46 vagas para mestrado e doutorado. Metade delas são reservadas para cotas raciais, além de vagas específicas para pessoas transexuais, travestis, com deficiência, em vulnerabilidade social e refugiadas. O programa obteve nota 6 na última avaliação da Capes, indicando excelência internacional. A seleção se dá em três etapas: 1) avaliação de projeto de pesquisa e do currículo Lattes; 2) Prova escrita; 3) Prova oral. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGAC 2026.
- PPGAV (Artes Visuais): disponibiliza 50 vagas, sendo 15 (30%) para cotas raciais. A seleção acontece em três etapas: 1) Avaliação de currículo Lattes e projeto de pesquisa; 2) Prova escrita; 3) Prova oral. A pós em Artes visuais da ECA tem nota 5 na última avaliação quadrienal da Capes, o que indica um desempenho muito bom. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGAV 2026.
- PPGCI (Ciência da Informação): conta com 44 vagas para mestrado e doutorado acadêmicos (11 para cotas), além de 18 para o mestrado profissional, com 5 vagas reservadas. A seleção tanto para o mestrado acadêmico quanto para o profissional se dá em duas etapas: 1) envio de documentos e avaliação dissertativa; 2) Avaliação de projeto de pesquisa e currículo Lattes. A pós-graduação em Ciência da Informação da ECA recebeu nota 4 na última avaliação quadrienal da Capes, o que é considerado um bom desempenho. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGCI 2026.
- PPGCOM (Ciências da Comunicação): oferece 34 vagas, das quais 12 (35%) são destinadas a cotas raciais. O processo de seleção se dá em três etapas: 1) envio de documentos; 2) Prova escrita presencial; 3) Avaliação de currículo Lattes e projeto de pesquisa, com arguição presencial do projeto. A pós-graduação em Ciências da Comunicação na ECA recebeu nota 5 na última avaliação quadrienal da Capes (2017-2021), indicando desempenho muito bom. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGCOM 2026.
- PPGMPA (Meios e Processos em Audiovisuais): dispõe de 32 vagas, com 11 (35%) para candidatos pretos, pardos e indígenas. O processo de seleção tem as seguintes etapas: 1) prova escrita; 2) análise de projetos de pesquisa; 3) prova oral (entrevista). A pós em Meios e Processos Audiovisuais na ECA recebeu nota 5 na última avaliação quadrienal da Capes (2017-2021), considerada muito boa. Para mais informações sobre o processo seletivo, veja o edital PPGMPA 2026.
- PPGMUS (Música): oferece 32 vagas, com 11 (35%) reservadas para cotas raciais. Este programa também possui nota 6 na avaliação da Capes, atestando seu nível de excelência. O processo de seleção será o seguinte: 1) prova escrita; 2) análise dos projetos de pesquisa; 3) prova oral (entrevista). O programa recebeu nota 6 na última avaliação quadrienal da Capes (2021-2024), indicando excelência em nível internacional. Para saber mais sobre o processo seletivo, confira o edital PPGMUS 2026.