A programação gratuita busca ampliar o acesso à cultura, educação e qualificação profissional em todo o nordeste paraense.
A Fundação Cultural do Pará (FCP) está expandindo o alcance do seu programa “FCP Por Todo o Pará”, levando a Viseu uma vasta programação gratuita de cursos, oficinas e palestras entre os dias 1º e 5 de julho (terça-feira a sábado). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento, através do formulário eletrônico disponível aqui.
“O ‘FCP Por Todo Pará’ nasceu com o objetivo de ampliar o acesso à cultura, educação e qualificação profissional em diversas regiões do Estado. Nesta edição, contempla o município de Viseu com atividades voltadas à literatura, música, produção digital e economia criativa”, explica Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Pará.
Destaques da Programação
Oficina de Confecção de Livros Artesanais: Uma imersão criativa na escrita e construção de objetos-livros, explorando técnicas simples de encadernação manual e reutilização de materiais. É ideal para estudantes, artistas, escritores, editores independentes e entusiastas de trabalhos manuais.
Minicurso de Economia Criativa: Destinado a artistas, produtores e trabalhadores da cadeia cultural, este curso oferece ferramentas para desenvolver atividades que gerem renda, fortaleçam redes colaborativas e valorizem os territórios culturais locais.
Palestra “A Estrutura do Gênero Choro”: No dia 3 de julho, das 15h às 18h, na Escola de Música de Viseu, o instrutor Diego Leite Santos abordará os aspectos estruturais do Choro, discutindo interações entre instrumentos solo, harmonia e percussão. A palestra, que tem 40 vagas, é voltada para músicos profissionais, amadores e estudantes, e ainda destacará o papel do Projeto Choro do Pará no cenário atual do gênero no Estado.
Oficina de Produção de Conteúdo Digital com Dispositivos Móveis: Com o objetivo de capacitar os participantes no uso de smartphones e tablets para criar conteúdo audiovisual, a oficina foca em técnicas acessíveis, edição básica, roteirização e estratégias de engajamento para mídias sociais.
Bate-papo “Literatura Amazônica Produzida no Pará – Uma conversa sobre o edital de cessão de obras de autores paraenses”: Também no dia 3 de julho, das 15h às 18h, na Escola Álvaro Adolfo, a servidora da FCP e mestra em Letras, Denise Franco, mediará uma discussão aberta sobre a produção literária paraense, com foco no edital que incentiva a difusão de obras de autores locais. O evento é aberto a professores, escritores, estudantes e ao público geral, buscando fomentar o interesse pela literatura regional e a representatividade amazônica.
Serviço: FCP Por Todo Pará – Edição Viseu. De 1º a 5 de julho de 2025, com oficinas e palestra. Inscrições gratuitas.
Foto: ASCOM FCP