terça-feira, julho 22, 2025
Desde 1876

Apenas 5 minutos por dia desse exercício já melhoram a força muscular e a saúde mental, descobre estudo; saiba qual

Programa de quatro semanas com exercícios excêntricos revelou benefícios significativos, afirmam pesquisadores australianos

Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Edith Cowan (ECU), na Austrália, descobriu que apenas 5 minutos por dia de exercícios do tipo excêntricos já oferecem efeitos significativos para a saúde, como melhora da força muscular, da resistência e da saúde mental. Os achados foram publicados na revista científica European Journal of Applied Physiology.

O estudo avaliou o impacto de um programa de quatro semanas sobre a aptidão física, a composição corporal e a saúde física e mental de indivíduos sedentários. Os exercícios excêntricos utilizam o peso do próprio corpo.

Movimentos do tipo focam nas contrações excêntricas, que alongam os músculos durante o esforço, como ao sentar-se lentamente em uma cadeira, alongando os músculos frontais da coxa enquanto sustentam o peso do corpo. Alguns exercícios excêntricos são:

  1. Agachamentos;
  2. Flexões (push-ups); e
  3. Elevação de panturrilha.

A sessão diária do programa, feita durante apenas 5 minutos, consistia em 10 repetições de agachamentos na cadeira, deitar e levantar da cadeira, flexões de braço na parede e elevações de calcanhar.

“Observamos melhorias significativas na força muscular, flexibilidade, resistência de força e saúde mental, sugerindo que até mesmo pequenas quantidades de exercício diário podem oferecer benefícios sustentáveis e perceptíveis em pessoas sedentárias”, afirma Ken Nosaka, professor da Escola de Ciências Médicas e da Saúde da ECU e autor do estudo, em comunicado.

Para ele, os resultados destacaram que os exercícios excêntricos “são muito eficazes para melhorar a aptidão física”.

“Esse tipo de exercício também é mais acessível para a maioria das pessoas, pois utiliza apenas o peso corporal e elimina a necessidade de ir à academia. Os exercícios excêntricos também podem ser distribuídos ao longo do dia, o que facilita a adesão para quem tem pouco tempo disponível”, continua.

Embora os resultados do estudo mostrem que há benefícios significativos com o plano de exercícios de cinco minutos por dia, efeitos ainda maiores podem ser alcançados com o aumento gradual da quantidade de tempo dedicado à atividade física, complementa o professor.

Quantas vezes por semana preciso me exercitar?

Segundo estudo recente, ser fisicamente ativo de um a dois dias por semana pode proporcionar os mesmos benefícios de saúde e prolongamento da vida que a prática frequente de exercícios. Mas há um “segredo”. Para isso acontecer, o esforço físico nestes poucos dias deve ser moderado a vigoroso e totalizar 150 minutos por semana.

A pesquisa, publicada na revista científica Journal of the American Heart Association, os pesquisadores analisaram dados de saúde e atividade física de mais de 93 mil pessoas em um grande banco de dados biomédico no Reino Unido para explorar como diferentes padrões de atividade física podem afetar o risco de morte por todas as causas, especificamente doenças cardiovasculares e câncer.

“Esta mensagem é uma notícia encorajadora para pessoas ocupadas que lutam para encaixar exercícios diários, mas conseguem administrar uma explosão concentrada de atividade nos fins de semana ou ao longo de alguns dias”, avalia a pesquisadora I Min Lee, de Harvard.

 Foto: Freepik

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,903FansLike
3,614FollowersFollow
22,400SubscribersSubscribe
bn-avistao-320x320
bn-avistao-320x320
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px
Rastreabilidade Bovina_320x320px

Mais recentes