Lançamentos de livros de estudantes e professores, lendas, poesias e exposições marcaram o primeiro dia no estande da Secretaria
Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
Estudantes e educadores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foram destaques no primeiro dia da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, neste sábado (16), com lançamentos de livros e exposições de projetos voltados à temas como cultura amazônica, sustentabilidade e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que será realizada na capital paraense em novembro.
Reconhecida como a maior feira literária do Norte do Brasil, a edição deste ano homenageia o mestre Damasceno, referência da cultura popular, e a escritora Wanda Monteiro, além de reforçar o compromisso com a sustentabilidade. À frente dos debates sobre o tema dentro e fora da sala de aula, estudantes e educadores da rede estadual puderam mostrar alguns trabalhos desenvolvidos nas unidades da capital e interior do estado.
Do município de Novo Repartimento, sudeste paraense, estudantes e professores da Escola Estadual Papa Paulo VI levaram cultura e arte para o estande da Secretaria. Os estudantes Arthur Carvalho e Thayná Pereira, da 2ª série do Ensino Médio, expuseram trabalhos de pintura em tela, desenvolvidos dentro do projeto “Encanta Pará” com temas voltados ao meio ambiente e à arte. Já a estudante Kellyany Figueredo, também da 2ª série do Ensino Médio, lançou o livro “Almas Desconectadas”, sua primeira obra de poesias.
Para os estudantes, a participação na Feira do Livro 2025 é uma oportunidade e momento de muita alegria. “Eu sempre gostei de escrever e esse livro fala sobre vários tipos de emoção, vários tipos de sentimento. São 46 poesias que escrevi. Participar da Feira do Livro é muito interessante, é um evento muito grande e eu nunca imaginei trazer meu livro para expor aqui. Era algo que só ficava no meu pensamento”, contou a estudante Kellyany Figueredo.
Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Jarbas Passarinho, em Belém, apresentaram o projeto de podcast “Rádio Passarinho”, uma proposta pedagógica que visa integrar práticas educativas ao uso de ferramentas de comunicação para proporcionar uma experiência formativa que alia os conteúdos curriculares à expressão criativa e ao protagonismo estudantil. Para a Feira, os estudantes produziram um podcast sobre temas relacionados à COP 30.
“A gente precisava fazer a recomposição da aprendizagem para ajudar aqueles alunos que precisam ler e escrever, e eu já trabalhava com o projeto Rádio Escola, então decidi incorporar a ideia em sala de aula porque esse projeto faz com que a criança tenha que escrever, discutir, analisar a escrita, ler para gravar os programas, ou seja, ao produzir o programa, tudo isso é estimulado. A gente tem exemplos de alunos que eram mais tímidos, que precisam se melhorar mais e, com o projeto Rádio Escola, eles se desenvolveram, ganharam confiança e melhoraram a leitura visivelmente”, explicou o professor idealizador do projeto, Benedito Machado.
Para a estudante do 5º ano do Ensino Fundamental, Ana Luize Rodrigues, que faz parte do projeto, a produção do programa de rádio contribuiu muito com o aprendizado da turma. “Eu estou achando o projeto realmente muito legal porque é diferente e eu nunca fiz algo assim antes. Estou melhorando bastante minha leitura, minha performance na escola, nas aulas e eu gosto muito de gravar o conteúdo. Estar na Feira do Livro é algo muito importante e legal porque a gente começou só gravando na escola e agora já estamos aqui, eu não imaginava”, disse.
Professores estaduais também apresentaram suas obras na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. O professor Paulo Maués, da Escola Estadual de Tempo Integral Augusto Meira, no bairro de São Brás, em Belém, lançou os livros “A lenda da Cobra Norato: entre a letra e a voz” e “Anhanga, Curupira e Mapinguari: protetores da natureza”. Outras obras que enaltecem a cultura regional são os livros “Tuíra: um menino da Amazônia” e “Café, pupunha e poesia”, ambos da professora Gio de Paula, da Escola Estadual Professora Maridalva Pantoja, no bairro do Castanheira, em Belém.