domingo, outubro 19, 2025
Desde 1876

EMATER ensina técnicas de poda para fortalecer a cacauicultura familiar em Rurópolis

Rurópolis (PA)  Num esforço para turbinar a produção de cacau, a EMATER-PA realizou uma oficina prática de poda de formação de cacau na aldeia Nova Aliança, na vicinal do Baiano, no sítio conhecido como “Zé do Arroz”. Com apoio da prefeitura local, mais de 30 agricultores familiares participaram dessa ação fundamental para elevar a produtividade regional.

A poda de formação ajuda a moldar o crescimento das plantas, garantindo maior luminosidade, arejamento e equilíbrio vegetativo. Estudos da EMATER mostram que a adoção dessa técnica pode aumentar a produtividade do cacau em até 30%  um salto significativo que faz toda a diferença para pequenos produtores.

Agricultores de Rurópolis e de municípios vizinhos, que atuam na cadeia produtiva do cacau, receberam orientações detalhadas sobre o manejo das plantas: desde como realizar cortes certeiros até a limpeza correta, reduzindo o risco de pragas e doenças. Essa capacitação faz parte de uma série de ações contínuas que inclui análise de solo, preparo de terreno e adubação  práticas fundamentais para garantir lavouras mais saudáveis e produtivas.

Impacto positivo para a agricultura familiar

Essa capacitação mostra como iniciativas técnicas e regionais podem trazer mudanças reais ao cotidiano dos agricultores. Ao aprender e aplicar técnicas como a poda adequada, os produtores ampliam sua autonomia, aumentam a produtividade e colaboram para a produção de cacau com qualidade e vínculo à sustentabilidade local.

Imagem: Agência Pará

300x100 Banparacard Consignado
300x100 Banparacard Consignado

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,232FansLike
3,600FollowersFollow
22,700SubscribersSubscribe
360x360 Banparacard Consignado
360x360 Banparacard Consignado
Rastreabilidade Bovina_320x320px
Entregas Ananindeua - 320x320
GovPA_Cirio25_WebBanner_320x320
Webbanner_320x320px
WebBanner_NovaDoca_320x320px

Mais recentes