terça-feira, outubro 13, 2026
Desde 1876

Da polifonia barroca ao carimbó: “Missa Amazônica” une fé, tradição erudita e ritmos paraenses

Apresentação gratuita na Igreja de Santo Alexandre exalta a identidade amazônica e a devoção ao Círio de Nazaré.

Em uma celebração que une erudição, religiosidade e o pulsar da música regional, o Coro Carlos Gomes apresenta, no dia 14 de novembro, o concerto “Missa Amazônica à Virgem de Nazaré”. A apresentação será realizada na histórica Igreja de Santo Alexandre, em Belém, por meio do projeto Música nos Museus, da Fundação Carlos Gomes (FCG), com entrada franca.

Composta pelo músico e barítono paraense Amilcar Pimenta Gomes, a obra foi gravada e estreada pelo próprio Coro em 2010. Agora, após 16 anos, a missa será executada novamente por completo, apresentando uma nova versão revisada pelo autor.

O evento ganha um significado ainda mais especial: marca a celebração oficial pelo reconhecimento do Coro Carlos Gomes como patrimônio vivo da cultura paraense, após ingressar este mês no livro dos grupos declarados Patrimônio Cultural Imaterial do Pará.

Encontro entre a tradição clássica e o regionalismo amazônico

Sob a regência da maestra Maria Antónia Jiménez, que lidera o grupo há mais de 30 anos, o concerto contará com a participação especial da Orquestra de Câmera do IECG — formação montada exclusivamente para esta ocasião com professores e alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes.

A apresentação também terá a presença de grandes nomes como solistas convidado(a)s: Nilson Chaves, Marianne Lima, Thaina Souza e Tiago Costa.

Ficha Técnica do ConcertoDetalhes
Data e Horário14 de Novembro
LocalIgreja de Santo Alexandre (Complexo Feliz Lusitânia)
ObraMissa Amazônica à Virgem de Nazaré (Amilcar Pimenta Gomes)
RegênciaMaestra Maria Antónia Jiménez
ElencoCoro Carlos Gomes, Orquestra de Câmera do IECG e Solistas
SolistasNilson Chaves, Marianne Lima, Thaina Souza e Tiago Costa
EntradaGratuita

O Encontro do Erudito com o Carimbó e o Lundu

Vinculada às festividades do Círio de Nazaré, a Missa Amazônica conecta o sacred e o profano, conduzindo o ouvinte a memórias afetivas por meio do diálogo entre o Barroco e os ritmos amazônicos.

“A Missa Amazônica tem em sua composição a estrutura clássica da Missa europeia — com Kyrie, Gloria, Sanctus —, mas acrescentando uma série de elementos da nossa música popular. Há referências de carimbós e lundus, com a presença de instrumentos tradicionais paraenses em meio à orquestra sinfônica, mesclando o latim do oratório a textos em português. O público também poderá ouvir uma belíssima e inédita Ave Maria, solada pela soprano Thaina Souza.”

— Maria Antónia Jiménez, maestra do Coro Carlos Gomes.

Para o autor da obra, Amilcar Pimenta Gomes — que além de compositor cantará no naipe dos barítonos durante o concerto —, a composição celebra a identidade cultural do estado:

“A apresentação combina a tradição erudita com a alma da cultura local. Através do carimbó, do lundu e do siriá, a Missa Amazônica presta uma homenagem a uma das maiores manifestações religiosas e culturais da Amazônia.”

Formação e Acesso à Cultura: O Projeto Música nos Museus

A realização é fruto do projeto Música nos Museus, iniciativa do Governo do Estado do Pará por meio da Fundação Carlos Gomes. O coordenador do projeto, Emmanuel Penna, destaca o valor pedagógico e social da apresentação:

“Esta será uma grande oportunidade para que o público prestigie os nossos músicos e os estudantes do Instituto Estadual Carlos Gomes em cena. O objetivo do projeto é focar na democratização da cultura, levando a música para espaços de valor histórico, como igrejas, museus e teatros de Belém.”

Foto: ASCOM FCG”

BANNER-OUTUBRO-DE-OFERTA---300X100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,506FollowersFollow
22,900SubscribersSubscribe
BANNER OUTUBRO DE OFERTA - 320X320
BANNER - 320 x 320

Mais recentes