sexta-feira, dezembro 19, 2025
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    Conheça os direitos e deveres que todo cliente de energia precisa saber

    Distribuidora no Pará possui cartilha gratuita para orientar e esclarecer dúvidas.

    Neste dia 15 de setembro é celebrado o Dia do Cliente, uma data que reforça a importância da relação de confiança entre empresas e consumidores. No setor de energia elétrica, estar bem informado sobre direitos e deveres é essencial para que a população saiba como garantir um serviço de qualidade no dia a dia. Por isso, a Equatorial Pará lançou uma cartilha com as principais orientações aos consumidores.

    De acordo com Luciana Carmo, gerente de Relacionamento com o Cliente da distribuidora de energia, esse é um guia prático e completo que todos podem acessar e baixar gratuitamente.

    “Trabalhamos diariamente para que os nossos clientes tenham todos os seus direitos assistidos. É importante mantermos esse contato próximo com o público. Além do mais, aproveitamos sempre para ressaltar os deveres que devem ser seguidos para que o serviço prestado pela distribuidora não seja comprometido”, destaca Luciana Carmo.

    Segundo ela, além da cartilha, a empresa desenvolve continuamente outras ações que aproximam essas informações do público, permitindo que os clientes possam cobrar seus direitos e também cumprir suas responsabilidades de forma consciente.

    “Estamos semanalmente com ações nas comunidades direcionando os nossos clientes, além disso, as agências presencias também são locais importantes para o atendimento e esclarecimento de dúvidas. Mas também disponibilizamos informações e fazemos os principais atendimentos por meio dos canais digitais da empresa como o site pa.equatorialenergia.com.br/novosite , o WhatsApp com a atendente virtual Clara no (91) 3217-8200 ou no app da Equatorial”, diz.

    Acesse a cartilha agora no site da Equatorial Pará.

    Entre os principais direitos dos consumidores, estão:

    → Receber energia elétrica com qualidade e continuidade garantidas.

    → Receber a fatura de energia com pelo menos cinco dias úteis de antecedência ao vencimento.

    → Ter acesso a uma Central de Atendimento gratuita, disponível 24 horas por dia.

    → Ser informado previamente sobre desligamentos programados.

    → Receber aviso com 15 dias de antecedência antes de qualquer suspensão de fornecimento.

    Para que o serviço funcione de maneira eficiente, é essencial que cada cliente também cumpra os seus deveres, como:

    → Manter as instalações elétricas internas em bom estado de conservação, sempre com apoio de um eletricista capacitado.

    → Permitir o acesso dos técnicos da Equatorial Pará ao medidor de energia.

    → Atualizar os dados cadastrais junto à distribuidora.

    → Comunicar imediatamente em caso de avaria ou queima do medidor.

    → Realizar o pagamento das faturas dentro do prazo para evitar a suspensão do fornecimento.

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