segunda-feira, fevereiro 16, 2026
Desde 1876

Carnaval no Pará mantém diversidade e identidade regional do nordeste ao oeste

Governador Helder Barbalho prestigia a agenda carnavalesca de Vigia de Nazaré, Cametá, Curuçá e Óbidos, que atraem milhares de pessoas

Por Governo do Pará (SECOM)

Com características geográficas, culturais e populacionais distintas, o Pará – com sua dimensão continental – tem programação carnavalesca para todos os gostos, mas sempre valorizando a identidade local. Desde a última sexta-feira (13), o governador Helder Barbalho participa de programações que se destacam, pela herança cultural e diversidade, no calendário de eventos do Estado, nesta época do ano.

O Carnaval de Vigia de Nazaré, no nordeste paraense, com seus blocos tradicionais que ocupam as ruas estreitas da sede municipal, foi o primeiro a receber a visita do chefe do Executivo estadual, na noite de sexta-feira (13). Neste ano, Vigia tem a expectativa de receber mais de 100 mil foliões.

Na noite de sábado (14), Helder Barbalho acompanhou a programação de shows no município de Cametá, no Baixo Tocantins. Mais de 80 mil pessoas assistiram às apresentações do DJ Alok e da banda Babado Novo.

“O Carnaval de Cametá lidera essa agenda extraordinária de eventos e mobilização da nossa cultura, e eu festejo que o Pará possa respirar este momento carnavalesco, proporcionando eventos da grandeza que nós estamos assistindo aqui. Eu quero parabenizar a Prefeitura pela organização e pela parceria com o governo do Estado, que permite gerar emprego e renda, fortalecer o comércio, valorizar a cultura local e consolidar Cametá como uma das principais atividades carnavalescas de toda a Amazônia, e do Brasil”, destacou o governador.

Bloco Pretinhos do Mangue, atração maior da folia em Curuçá
Bloco Pretinhos do Mangue, atração maior da folia em Curuçá

Alegria e sustentabilidade – Neste domingo (15), Helder Barbalho foi a Curuçá, no nordeste do Estado, e ao lado dos brincantes vivenciou uma das mais simbólicas manifestações do Carnaval paraense: o bloco Pretinhos do Mangue.

Em seu 37º desfile pelas ruas de Curuçá, o bloco se caracteriza pela sustentabilidade. Seus brincantes fazem a própria “fantasia” com o tijuco – a lama dos manguezais da região.

Helder Barbalho, devidamente “fantasiado”, ressaltou que o “Pretinhos do Mangue faz parte da história do Pará; faz parte do calendário cultural. O Brasil inteiro tem a curiosidade de conhecer, e nós temos que valorizar essa história de Curuçá, que representa a relação direta da cidade com o mangue, o meio ambiente. Parabéns a Curuçá e a todos os paraenses que festejam esse momento incrível aqui na cidade”. 

Neste ano, o bloco desfilou com o tema “Do mangue e da maré, nasce a força da mulher”, mostrando que, além da proteção ao meio ambiente, seus integrantes estão atentos à defesa dos direitos das mulheres.

Governador Helder Barbalho no Carnapauxis, o Carnaval nas ruas de Óbidos
Governador Helder Barbalho no Carnapauxis, o Carnaval nas ruas de Óbidos

Festa no oeste – À noite, Helder Barbalho também destacou a importância do Carnaval realizado no município de Óbidos, no oeste do Pará, onde o Carnapauxis atrai milhares de pessoas para a folia, inclusive de outros estados.

O “melhor Carnaval de rua da Amazônia”, na definição dos obidenses, tem no mascarado fobó uma de suas atrações mais características.

O governador ressaltou que estava no município para “prestigiar a cultura do nosso Estado, prestigiar o Oeste do Pará, valorizar as manifestações culturais de todo o Estado. Eu já estive nestes dias no carnaval de Cametá, no Baixo Tocantins, e também podendo prestigiar o carnaval de Curuçá, do ‘Pretinhos do Mangue’, o carnaval de Marapanim, na região do Salgado. Também podendo prestigiar aqui, não apenas a cidade de Óbidos, mas em todo o Oeste do Pará, com sua tradição cultural. Nós estivemos na cidade de Vigia de Nazaré, também. Portanto, percorremos as diversas manifestações de um Estado extraordinariamente rico, com seu tamanho e sua diversidade. Cada região valorizando um tipo de manifestação. Aqui, com a tradição dos blocos de rua, das influências culturais. Isso faz com que nós possamos ter, certamente, uma das mais importantes e valorizadas manifestações culturais carnavalescas de todo o Brasil, em Óbidos”.

Sobre as ações de segurança pública, executadas pelo governo do Estado no âmbito da Operação Carnaval 2026, Helder Barbalho informou que “nós temos atuado para que o sistema de segurança pública possa estar presente em todas as manifestações do Estado. Claro, reforçando os locais que têm maior população circulando. E aqui é um exemplo disso. Em Óbidos, nestes dias de Carnaval, além da população local nós temos pessoas que vêm de Oriximiná, Faro, Terra Santa. Gente que desce de toda a região da Calha Norte, e também da região de Santarém. Portanto, isso exige de nós atenção, para que o reforço no sistema de segurança permita que as pessoas possam brincar em paz, brincar com tranquilidade, com plena segurança. Além disto, o governo do Estado tem apoiado, através da Secretaria de Cultura e do Banco do Estado do Pará, patrocinando, para que as manifestações sejam de qualidade cada vez maior, como tem acontecido aqui e em diversas regiões do Pará”.

Foto: Roni Moreira / Ag. Pará

banner 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,547FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner 320x320
GovPa_Balanço25_WebBanner_320x320px

Mais recentes