O avião reserva que trouxe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do México para o Brasil pousou em Brasília (DF) por volta das 10h15 desta quarta-feira (2). O chefe do Executivo precisou trocar de aeronave na noite desta terça (1°) após o avião presidencial apresentar problemas técnicos e precisar sobrevoar a Cidade do México por quase cinco horas para queimar combustível.
Lula havia decolado do México rumo ao Brasil no final da tarde desta terça. No entanto, logo depois da decolagem, foi identificado um problema no avião principal da presidência. Uma das hipóteses cogitadas, segundo integrantes do governo, é de que um pássaro tenha colidido com o motor e causado o problema. A suspeita, porém, ainda não foi confirmada.
Diante do diagnóstico, o avião presidencial passou cerca de cinco horas voando em círculos sobre espaço aéreo mexicano, como forma de gastar combustível para fazer um pouso em segurança. A comitiva presidencial pousou cerca às 22h16 (pelo horário de Brasília) na Cidade do México para fazer a troca da aeronave. O avião reserva decolou da capital mexicana cerca de uma hora depois.
Além de Lula, estavam a bordo do avião o diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, indicado pelo chefe do Executivo para presidir a autarquia; o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.
Fonte: Pleno News/Foto: Reprodução/CNN Brasil